16/10/2015
A notícia do Cespe/UNB como organizadora do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pegou alguns candidatos de surpresa. Muitos estavam se preparando pelo edital do concurso anterior para o cargo Técnico, que foi realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), em 2011. Antes, em 2008, o Cespe já havia sido a banca organizadora do concurso de Técnico do INSS.
Vamos apresentar algumas diferenças entre as duas bancas para que a partir de agora você possa focar seus estudos para o estilo da banca escolhida!
MÚLTIPLA ESCOLHA X CERTA OU ERRADA
A FCC realiza provas de múltipla escolha, com um enunciado e cinco alternativas, estando apenas uma certa. Já as provas do Cespe, em sua maioria, apresentam a alternativa e o candidato precisa marcar C, para a afirmação certa ou E, se acreditar que estiver errada. E ainda tem um agravante: cada alternativa marcada diferente do gabarito ainda anula uma que o candidato acertou.
Como isso funciona na prática? Por exemplo, em uma prova de 120 questões, se o candidato acertar 100 e errar 20, ele perderá ainda mais 20 acertos, ficando com um total de 80. É por isso que precisa ter muito cuidado na hora de chutar uma questão, pois um erro pode ser fatal!
É possível também deixar questões em branco para evitar perder mais pontos, mas especialistas na área de concursos não aconselham a deixar mais de 10% das questões em marcar. Sendo assim, em uma prova de 120 alternativas, o ideal é que no máximo 12 fiquem em branco.
LÍNGUA PORTUGUESA
1) FCC
Ultimamente as provas de Português têm sido um “calo” para os concurseiros. Antes consideradas fáceis, algumas das últimas seleções realizadas pelo órgão acabou derrubando muita gente, devido à complexidade dos textos.
Costuma valorizar a gramática normativa, as regras. Algumas das matérias mais cobradas são: acentuação, verbo, funções sintáticas, concordância e regência. ATENÇÃO: Vozes verbais costuma cair quase sempre!!!
2) CESPE
A matéria vem ganhando um grande destaque em provas dessa banca. Com relação à intelecção, costuma trazer textos de autores conhecidos e temas da atualidade, às vezes com textos adaptados de sites da internet ou de matérias jornalísticas.
Cuidado apenas com questões que parecem certas, mas estão erradas apenas por uma palavra que indica generalização. Atenção principalmente para as afirmativas que contenham expressões como SEMPRE e NUNCA.
Alguns dos assuntos para dar maior destaque: funções dos termos QUE e SE, pontuação, concordância, acentuação e ortografia. Para as questões de sintaxe, uma dica valiosa: saiba encontrar o sujeito e o objeto da oração. Assim você praticamente já mata a questão!
DIREITO ADMINISTRATIVO
A Maria Sylvia Zanella DI PIETRO é considerada a doutrinadora mais citada pelas duas bancas.
1) FCC
Costuma cobrar doutrina e jurisprudência, porém muito mais questões com o texto tal qual está nas leis
2) CESPE
Nesta matéria, o Cespe traz muito dos três: doutrina, jurisprudência (sobretudo do STF e do STJ) e letra da lei. Além da Maria Sylvia Zanella, outros autores mais citados são o Celso Antônio Bandeira de Mello e o José dos Santos Carvalho Filho.
DIREITO CONSTITUCIONAL
1) FCC
Cobra muito a “lei seca” da Constituição Federal. Doutrina é um assunto pouco tratado pela banca e jurisprudência quase não cai. Autores de referência para essa banca são o José Afonso da Silva e o Alexandre de Moraes.
2) CESPE
Quase não traz questões de doutrina, no entanto são muitas de jurisprudência e da letra da lei. Além do Alexandre de Moraes, outro autor bastante trabalhado pelo Cespe é o Gilmar Mendes.
INFORMÁTICA
1) FCC
As questões costumam tem um nível intermediário de dificuldade, muitas associadas à parte prática da informática, aos procedimentos e utilidades das principais ferramentas dos programas. Traz textos longos.
Dentre os conteúdos mais cobrados, estão o Word, Excel e Power Point. Também apresenta muitas questões sobre Segurança da Informação, Internet Explorer, Windows e conceitos relacionados à Internet.
2) CESPE
Traz questões de MS.Office (Word, Excel) com a imagem dos botões, Linux e BrOffice. O candidato deve dar maior destaque aos seguintes assuntos: Internet e Intranet, navegadores de internet, sistemas operacionais Linux e Windows e seus programas equivalentes (Word/ Writer e Excel/Calc).
LEIA MAIS

Comentar