03/08/2015
O Dia dos Pais está chegando e para comemorar essa data tão especial, o Espaço Jurídico está com uma promoção de pai para filho!
Até o próximo domingo (09), quando será comemorado o Dia dos Pais, todos os cursos do EJ estão com desconto! Os cursos presenciais podem ser comprados por 20% a menos. Já os cursos online têm desconto de 30%.
Aproveite, não fique de for sessa super promoção!
29/07/2015
“Fundação Copia e Cola”! É assim que muitos concurseiros chamam a Fundação Carlos Chagas (FCC), brincando com a fama da banca de apresentar os conteúdos nas questões tal e qual aparecem na lei. Mas será que a FCC é mesmo assim?
Trouxemos algumas dicas sobre a organizadora responsável principalmente pelos concursos dos órgãos ligados ao Poder Judiciário. Confira!
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos. Foi fundada em 1964 e atualmente realiza, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas.
A banca já foi responsável por processos seletivos de diversos órgãos públicos dos três poderes, mas a sua atuação se dá principalmente no Poder Judiciário. A FCC já realizou vários concursos de procuradorias, tribunais estaduais e federais. Para o Poder Executivo, a Fundação já organizou seleções de prefeituras municipais, secretarias de estado, ministérios e órgãos de segurança pública e no Poder Legislativo, a FCC foi a organizadora de diversas câmaras municipais, assembleias estaduais e da Câmara Federal.
COMO A FCC COBRA AS QUESTÕES
As provas da banca são compostas por questões de múltipla escolha com cinco alternativas. As questões geralmente são bastante objetivas, mesmo que sejam extensas.
Fique atento também aos enunciados das questões de múltipla escolha, pois a FCC costuma pedir para o candidato assinalar a alternativa INCORRETA, e os mais desatentos acabam caindo nessa casca de banana.
“FUNDAÇÃO COPIA E COLA”
Como dissemos no começo do post, a FCC sempre foi conhecida como “Fundação Copia e Cola”. Isso porque em grande maioria as questões de suas provas cobram a chamada letra da lei. Apesar disso, a banca tem mudado um pouco, cobrando também a jurisprudência e alguns conceitos doutrinários.
Vale ressaltar que a leitura da lei não se resume a apenas decorar os artigos da lei, o candidato deve fazer a leitura de forma consciente, entendendo e memorizando o que está em cada um deles.
Grife os prazos, os requisitos, as proporções, os números que possam aparecer nas leis, porque a banca adora cobrar esse tipo de informação. Leia várias vezes esses detalhes, ao longo das semanas, até o dia da prova. Assim será mais fácil memorizar.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
Associe a leitura da lei com a resolução de muitos exercícios. Há tópicos que sempre são cobrados nas provas e a prática constante de exercícios possibilitará o reconhecimento destes pontos. Enquanto estiver resolvendo exercícios, tenha sempre em mãos um código, mesmo que você tenha certeza da reposta correta, leia a letra da lei.
CONTEÚDOS DO EDITAL
Estude todo o conteúdo programático previsto no edital, pois a banca tenta cobrar questões de praticamente todos os assuntos. Além disso, a FCC utiliza formas e fórmulas repetitivas. O conhecimento explícito do edital e o treinamento pelas questões costumam ter um resultado interessante, pois você vai se sentir mais familiarizado com o conteúdo das questões.
* PORTUGUÊS: o Português pedido pela FCC é extremamente normativo. Assuntos como regência e a concordância, além dos tempos e os modos verbais, estão sempre presentes. Em intelecção de texto, as provas estão cada vez mais extensas e exigindo muito dos candidatos.
*DIREITO: é necessário ter um conhecimento explícito das leis, mas tenha sempre por perto uma doutrina para esclarecer aquele ponto que permaneceu nebuloso após a leitura da lei e da resolução do exercício.
*INFORMÁTICA/ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: as questões tendem às interpretações e usos funcionais da disciplina, analisando se o candidato possui o conhecimento do uso da tecnologia e dos conceitos requisitados. Nas provas básicas de Informática, podem cair o uso de tecnologias como ferramentas de produtividade ou suites de escritório. Já nas provas de TI, os usos de gerenciadores de bancos de dados ou de sistemas de segurança informacional são recorrentes.
28/07/2015
Será realizado no dia 08 de agosto um aulão com resolução de questões de Direito Penal, voltado para os Candidatos ao concurso de Agente da Polícia Civil de Pernambuco.
O aulão será ministrado pelo professor Claudio Firmino, e acontecerá na unidade do EJ Boa Vista, das 14h às 17h.
As vagas são limitadas! Garanta a sua!
27/07/2015
Para quem vai fazer o concurso do INSS, o professor Robson Carvalho preparou um curso com a matéria de Direito Previdenciário. São mais de 30 horas de aula, onde serão abordados todos os principais pontos que devem ser cobrados no edital.
As aulas têm início no próximo dia 08, sempre aos sábados à tarde, na unidade do Espaço Jurídico de Boa Viagem.
Alunos e ex-alunos do EJ têm desconto! Garanta a sua vaga!
23/07/2015
Para quem está se preparando para o XVII Exame da OAB na matéria de Direito Penal, o Espaço Jurídico está oferecendo um preparatório como 20 aulas presenciais + 16 aulas online da OAB 1ª fase + 3 simulados + 16 horas online para resolução de peças e questões. Os alunos ainda têm direito ao curso online, que será gravado durante as aulas, e à apostila impressa.
As aulas serão ministradas pelos professores Bruno Trigueiro e Ricardo Galvão, a partir desta quinta-feira (23), na unidade da Boa Vista.
Alunos e ex-alunos do EJ têm desconto. Para os alunos e ex-alunos dos cursos da OAB, o desconto é ainda maior.
Garanta sua vaga!
22/07/2015
Tem início nesta quarta-feira (22), o curso presencial preparatório para o concurso do INSS. As aulas são voltadas para quem quer concorrer a uma das 800 vagas que serão oferecidas para o cargo técnico do seguro social, que exige o nível médio. O edital do concurso deve ser lançado até o final deste ano.
Haverá turmas na unidade da Boa Vista, nos turnos da manhã, tarde e noite, e no EJ Boa Viagem, pela manhã e à tarde.
O curso é composto por aulas de Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Ética no Serviço Público, Direito Previdenciário e Regime Jurídico Único. O aluno do curso presencial ainda ganha o curso online.
Alunos e ex-alunos do Ej têm desconto!
21/07/2015
Muitas pessoas têm interesse em ingressar no Exército, mas não sabem que além da opção do alistamento aos 18 anos, no serviço militar, existem outras formas de acesso através de concursos de carreira e seleções temporárias. Há muitas vagas que são abertas anualmente, então fiquem atentos aos meses em que normalmente são lançados os editais. Vamos conferir?
ESCOLAS MILITARES
Há concursos para quem tem ou está concluindo o Ensino Médio e outros para algumas áreas de formação de nível superior. Algumas seleções são exclusivas para o sexo masculino. Quem entra em uma dessas escolas tem a oportunidade de seguir carreira no Exército até postos mais altos, dependendo da formação.
1) ESPECEX:
A Escola Preparatória de Cadetes do Exército fica em Campinas/SP. Oferece oportunidades para candidatos do sexo masculino, entre 16 e 21 anos, que tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando o 3º ano. A previsão de inscrições é entre os meses de maio e julho. Em 2015, o edital ofereceu 510 vagas.
2) Es AS (Combatentes, Logística, Aviação, Saúde e Músico):
A Escola de Sargento das Armas fica em Três Corações/MG. Há dois editais que são lançados anualmente pela instituição. Um deles é para formar sargentos nas áreas de Combatente, Logística e de Aviação. Pode participar quem esteja concluindo o 3º ano do Ensino Médio ou já tenha concluído. O outro é para as áreas de Enfermagem e Música, sendo necessário o candidato ter o curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico (respectivamente). Para todas as áreas, é preciso ter entre 16 e 23 anos de idade. Ambos os editais são lançados entre os meses de maio e julho. Este ano, ofereceram, juntos, quase 1500 vagas!
3) IME:
O Instituto Militar de Engenharia fica no Rio de Janeiro/RJ e é um estabelecimento responsável pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica. Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Para o curso de graduação, é preciso ter concluído o Ensino Médio, ser do sexo masculino ou feminino, e ter entre 16 e 21 anos. O edital normalmente é divulgado entre os meses de julho e setembro.
4) Es SEX:
A Escola de Saúde do Exército Brasileiro, que fica no Rio de Janeiro, oferece oportunidades para as áreas de Medicina, Farmácia e Odontologia. Para participar do concurso, é preciso ter formação de nível superior na área pretendida, ser do sexo masculino ou feminino, e com até 35 anos. Os meves de previsão para o lançamento do edital são entre julho e agosto.
5) ESFCEX:
A Escola de Formação Complementar do Exército fica em Salvador/BA. Anualmente lança editais com vagas para nível superior, em diversas especialidades. Podem participar candidatos dos sexos masculino ou feminino, com até 35 anos. É preciso ter curso superior na área pretendida. Há também editais voltados para a formação de capelães, para quem tem curso de formação teológica de nível superior e é sacerdote católico ou pastor evangélico. Os candidatos devem ser apenas do sexo masculino, ter entre 29 e 39 anos de idade. Os editais são divulgados entre os meses de junho e agosto.
SELEÇÕES TEMPORÁRIAS
As seleções são feitas de acordo com as necessidades de cada uma das 12 Regiões Militares, espalhadas pelo Brasil. Os aprovados nos concursos temporários podem permanecer no Exército pelo limite máximo de 8 anos, não é possível seguir a carreira militar.
1) Oficial Médico / Farmacêutico / Dentista / Veterinário:
Podem concorrer candidatos de ambos os sexos, que tenham no máximo 38 anos e curso superior na área pretendida.
2) Oficial Técnico Temporário:
Para ambos os sexos, com formação em curso superior de acordo com as vagas oferecidas por região, e acima dos 37 anos.
3) Sargento Técnico Temporário:
É necessário ter Ensino Médio completo e curso técnico na área oferecida, ser do sexo masculino ou feminino, e ter entre 19 e 37 anos de idade.
4) Cabo Especialista Temporário:
Podem participar candidatos de ambos os sexos, com Ensino Fundamental e curso técnico ou profissionalizante nas áreas oferecidas no edital, e com idades entre e 19 e 35 anos.
16/07/2015
Tem início no próximo dia 21, o curso presencial para a 2ª fase do XVII Exame da OAB voltado para a matéria de Direito Constitucional. No total serão 15 aulas presenciais + 3 simulados + 12 aulas online teóricas.
As aulas serão ministradas pelos professores Alexandre Araújo, Francisco Mário e Manoel Erhardt, na unidade do EJ da Boa Vista.
Valor promocional para quem se inscrever até o dia 22 de julho. Alunos e ex-alunos do EJ têm desconto. Se for dos cursos da OAB, o desconto é maior ainda! Não perca essa oportunidade!
15/07/2015
O professor Ricardo Russell preparou um curso especial para os candidatos que farão a 2ª fase do XVII Exame da OAB na área de Direito Administrativo. Serão 12 aulas presenciais de 3h + 10h online.
As aulas começam no dia 21 de julho, na unidade da Boa Vista. As aulas serão sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.
Faça sua inscrição com valor promocional até o dia 21. Alunos e ex-alunos têm desconto, e se for das turmas da OAB, o desconto é ainda maior! Aproveite e garanta sua vaga!
14/07/2015
Os candidatos que irão fazer tanto o concurso do INSS como o do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) estão convidados a participar do aulão de Direito Constitucional que será realizado no próximo dia 16.
Ministrado pelo professor Alexandre Araújo, o aulão será realizado na unidade do EJ Boa Vista, das 19h às 22h. O objetivo é a revisão através de resolução de questões.
Quem se inscrever até hoje (14) ainda tem desconto!