22/03 domingo
O sonho de todo concurseiro é a existência de uma fórmula mágica de estudos que garantisse sua aprovação. Infelizmente não há! Porém, existem algumas estratégias que podem contribuir para o bom rendimento e resultados mais produtivos. Da mesma forma, há aqueles erros que, sempre que cometidos, trazem o fracasso na hora da prova.
Será que você está cometendo algum desses erros? Confira nossas dicas para que esses deslizes nunca mais te atrapalharem
NÃO TER UMA ESTRATÉGIA
Passar num concurso não é sorte e sim o resultado de um estudo estratégico, que envolve organização e disciplina. Sem isso, todo o tempo em que passou se preparando pode vir por água abaixo.
NERVOSISMO E ANSIEDADE
Esses são os seus dois maiores inimigos. Durante o processo de preparação, podem afetar completamente sua concentração e produtividade. Na hora da prova, podem te desestabilizar e te levar a um desastre total. É preciso ter mais confiança em si mesmo e não deixar que esses dois sentimentos tomem conta de você!
NÃO CONHECER A BANCA
Cada banca examinadora tem suas particularidades: uma forma diferente de cobrar os conteúdos, as pegadinhas que utiliza para derrubar os candidatos desatentos… Quando o concurseiro sabe como é a organizadora, suas chances de ter um bom desempenho são bem maiores. Lembre-se: a melhor forma de conhecer uma banca é resolvendo suas provas anteriores!
EXAGERAR NA MARATONA DE ESTUDOS
Uma rotina exaustiva de estudo durante um dia, pode te prejudicar nos dias seguintes, chegando até a causar uma estafa!
O estudo tem resultado até o momento em que a mente ainda consegue absorver o conteúdo. Quando os olhos passam pelas linhas, sem conseguir manter a concentração, é hora de parar e recomeçar só no dia seguinte.
Uma dica interessante é fazer uma pausa de 15 a 20 minutos a cada uma hora de estudos. E não esqueça que ter uma boa noite de sono é fundamental para o seu rendimento.
ESTUDAR PARA CONCURSOS DIFERENTES AO MESMO TEMPO
Não tem jeito! É impossível estudar de uma só vez, com bom desempenho, para concursos nas áreas fiscais, de tribunais, e de carreiras policiais. Não se pode abraçar o mundo dos concursos públicos! É necessário ter foco em um estilo e manter o seu planejamento nele. Caso contrário, as chances de fracassar são enormes!
NÃO LER O EDITAL
O candidato nunca deve começar os estudos e muito menos ir fazer uma prova sem antes ter lido todo o edital do concurso! O blog do Espaço Jurídico já fez um post sobre a importância de ler o edital. Confira!
NÃO SEGUIR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Não perca tempo lendo mais do que o necessário. Investir na leitura de material complementar recomendado, mas que não esteja previsto no conteúdo programático do edital não vai te ajudar em nada. Tempo é ouro!
FALTA DE EQUILÍBRIO ENTRE AS DISCIPLINAS
De nada adianta estudar muito uma só matéria vai te fazer gabaritá-la, se a falta de estudos nas outras matérias não te classificar no concurso. Tente manter um equilíbrio no estudo das diferentes disciplinas, dedicando mais tempo àquelas em que você menos domina.
ESTUDAR NA VÉSPERA DA PROVA
Nada de recorrer a livros e apostilas faltando algumas horas para o concurso. Isso pode gerar mais estresse do que aprendizado. Aproveite a véspera da prova para fazer alguma atividade prazerosa, como relaxar, ir ao cinema, e preparar-se mentalmente para a avaliação que está prestes a fazer, de maneira serena.


19/03 quinta-feira

Os professores José Lucas e Júlio Cezar, do blog DelegadocivilPE, prepararam uma tabela simples que vão ajudar os candidatos a não confundir mais os institutos da culpa consciente com o dolo eventual.

A resposta está no resultado, se é previsível, previsto, aceito e desejado. Agora vocês não esquecem mais, né?



18/03 quarta-feira

É normal o candidato sentir uma certa insegurança quando se depara com uma questão de prova e por isso fazer uma leitura lenta. Esse tempo perdido durante a prova, além de não garantir que você irá entender a questão, ainda pode ser prejudicial no seu desempenho final do concurso.

Quer entender melhor esse assunto? Então assista à dica do professor Jefferson Dalamura!



17/03 terça-feira
O concurso para Delegado Civil de Pernambuco será realizado em breve. Pensando em você que quer dá um gás na sua preparação, o Espaço Jurídico está com uma promoção especial em todos os cursos online para as provas objetivas dessa seleção. O desconto é para quem fizer a inscrição até o dia 29 de março. Confira nossos cursos:
São 150 horas de videoaulas, com os conteúdos adaptados ao edital. As aulas são divididas nas matérias de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal, Legislação Penal Especial, Medicina legal e Estatuto dos Policiais Civis.
São 13 encontros com o professor Alexandre Araújo.
O professor dessa isolada é o Ricardo Alexandre. São mais de 20 horas aulas.
Preparação em 14 encontros com o professor Bruno Trigueiro.
O professor Ricardo Galvão vai abordar todos os pontos do edital de Direito Penal em 30 horas de aula.
São 16 encontros com o professor Guilherme Rocha.
Prepare-se com o professor e médico Eduardo Magalhães. São 5 encontros de duas horas cada.


15/03 domingo
Às vezes você foca todo o seu tempo disponível se preparando para a prova teórica ou discursiva de um concurso: lê bastante, resolve questões, está com o conteúdo todo em dia. Mas e se o concurso tem teste físico também? Você já começa a preparação ou deixa para pensar nisso só depois que passar a prova escrita?
Alguns concursos exigem o teste de aptidão física, como é o caso da seleção para Delegado de Pernambuco, mas muitos candidatos, por não estarem acostumados com essa etapa, acabam ficando meio sem saber qual a melhor forma de preparação.
Trouxemos algumas dicas que podem ajudar os concurseiros na preparação física:
Antecipe-se
Se está se preparando para um concurso que você já sabe que vai ter teste físico ou assim que abre um edital que tenha esta etapa, comece desde já a preparação. Além de todos os benefícios que a atividade física já traz para sua saúde (você dorme melhor, se concentra mais, fica menos exausto), é uma forma de já ir acostumando o seu corpo e quando chegar o dia da avaliação física, isso vai exigir menos do seu organismo.
Procure ajuda de profissionais
A busca pelo desempenho físico é também questão de saúde. Professores de educação física, nutricionistas, endocrinologistas podem te ajudar na alimentação correta os exercícios adequados para você. Se você começar a fazer dieta e a treinar sem a ajuda desses profissionais, pode ter problemas sérios de saúde ou se machucar durante os exercícios.
Treine em grupo
Uma ótima forma de evitar a monotonia e ter um incentivo a mais para os treinos é procurar outras pessoas que tenham o mesmo objetivo. Vale um parente ou colega que já esteja treinando ou até tentar reunir outros candidatos do mesmo concurso para se preparar juntos.
Cuide da alimentação
Pessoas que estão acima do peso costumam ter mais lesões e ficam mais indispostas para a prática de exercícios. Portanto, tente evitar frituras, doces, alimentos gordurosos. E segue a dica acima de pedir ajuda de um profissional que possa te ajudar a montar um cardápio adequado.
Cuidado com a sobrecarga
Algumas pessoas costumam aumentar a carga de atividade quando vai se aproximando da data do teste. Esse comportamento é inadequado e traz riscos de lesões.
No dia anterior ao teste…
Evite consumir bebida alcoólica e realizar qualquer atividade que prejudique seu desempenho. Uma boa noite de sono também é fundamental.
E na hora da prova
Procure ter uma alimentação saudável antes de ir ao local de prova. Mantenha a tranquilidade e confiança, pois o nervosismo pode botar tudo a perder.


13/03 sexta-feira
Domingo (15) é dia de prova do concurso do Banco do Brasil. Venha para o nosso aulão de véspera para tirar as últimas dúvidas e dar aquele gás final!
O aulão será nesse sábado (14), das 08h às 17h, na unidade do EJ Boa Vista. Haverá aulas de Técnicas de Vendas, Cultura Organizacional, Atendimento, Conhecimentos Bancários, Atualidades do Mercado Financeiro, Domínio Produtivo da Informática, Língua Portuguesa, Matemática Básica/ Financeira e Estatística.
Alunos e ex-alunos têm desconto, basta utilizar o código 6a33d9be na hora da inscrição.


11/03 quarta-feira
Está inscrito na 1ª fase da prova do XVI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) neste domingo (15)? Então não perca as últimas dicas do aulão de véspera que o Espaço Jurídico preparou pra você!
Será no sábado (14), das 08h ao meio-dia e das 14h às 18h, no Hotel Onda Mar, em Boa Viagem. São oitos horas de revisão das seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal, Direito Civil, Processo Civil, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Ética, Direito Tributário e Direitos Humanos.
Alunos do curso OAB 1ª Fase XVI Exame têm entrada gratuita no aulão. Para os demais interessados, o valor é de R$60,00 para os novos alunos e de R$50,00 para alunos e ex-alunos do Espaço Jurídico. O cupom de desconto deve ser solicitado pelo email adriana@espacojuridico.com para quem vai comprar online, ou basta pedir na recepção de uma das unidades do curso, se for se inscrever presencialmente.


10/03 terça-feira

Você está sempre querendo saber o melhor livro ou o melhor curso para você começar os estudos? Sabia que não existe o melhor e sim o mais adequado para o objetivo do seu estudo? É isso mesmo!

Assista ao vídeo do professor Jeferson Dalamura e confira mais essa dica!



09/03 segunda-feira
No dia 26 de abril será realizada a prova do concurso que oferece 100 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil de Pernambuco. Com pouco tempo para estudar, os candidatos costumam ficar ansiosos sem saber quais assuntos deve focar os estudos nessa reta final!
Para ajudar seus estudos, os professores José Lucas e Julio Cezar, autores do blog DelegadocivilPE, fizeram uma análise de editais de outros concursos para o cargo de delegado em todo o país e conseguiram descobrir quais sãos os assuntos mais abordados nas provas.
Está tudo bem explicado, com gráficos que mostram os assuntos em percentuais que eles apareceram nas provas. É só clicar nas imagens para ampliá-las! Vamos conferir?
DIREITO ADMINISTRATIVO
DIREITO PENAL

DIREITO CONSTITUCIONAL
LEGISLAÇÃO ESPECIAL
PROCESSO PENAL



08/03 domingo
Hoje, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar essa data, o Espaço Jurídico está oferecendo um desconto de 30% em todos os seus cursos online.
Aproveite para presentear a amiga, mãe, irmã, filha concurseira!
Para garantir o desconto, basta incluir o código 8972F3B3. A promoção será válida até a meia-noite de hoje.