21/05/2015

No vídeo de hoje, o professor Jefferson Dalamura dá algumas dicas de como o candidato pode aproveitar melhor o tempo de prova, tendo mais chances de um bom desempenho. Nem sempre seguir as questões exatamente na forma como elas aparecem na prova é a melhor forma de resolvê-las.

Assista ao vídeo e confira essas e outras dicas!

20/05/2015
“A vida é feita de escolhas, mas uma errada anula uma certa!” (Cespe)
A frase é um a brincadeira feita pelos concurseiros para se referir à banca Cespe/UNB que é uma das organizadoras mais temidas. Isso porque a maioria das provas do Cespe é de questões onde o candidato deve marcar “certo” ou “errado” e quando escolhe uma alternativa incoerente o gabarito, perde uma questão que acertou. Ou seja, perde pontos duas vezes!
Mas você sabia que o Cespe também faz provas de múltipla escolha? Sabe como ela costuma abordar os assuntos? Para conhecer um pouco mais sobre essa banca e perder de vez o seu medo do Cespe, veja as dicas que vamos dar nesse post!
UM POUCO DE HISTÓRIA
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) surgiu como Comissão Permanente de Concurso Vestibular (Copeve), nos anos 1970. O primeiro concurso que organizou foi o do Governo do Distrito Federal (GDF). Em 1987 foi criada a Diretoria de Acesso ao Ensino Superior (DAE), que passou a planejar e executar as atividades de vestibulares e concursos. Desde 1993, passou a chamar-se Cespe/UnB.
Em pouco tempo a banca ganhou destaque nacional e passou a atuar em concursos públicos, avaliações educacionais, certificações, cursos de formação, capacitação e ambientação entre outros.
COMO O CESPE COBRA AS QUESTÕES?
Há duas formatações de provas: a de “múltipla escolha” (cinco opções de respostas com apenas uma correta), e a mais famosa que é a do “Certo ou Errado” (o candidato deve analisar uma afirmação ou negação no texto enunciado e o dizer se está certo ou errado).
O maior problema do modelo “Certo e Errado” é que a cada questão que o candidato erra, ele anula uma questão correta. Se deixar em branco, o candidato nem perde e nem ganha pontos.
Quando não tem certeza sobre a alternativa, muitas vezes é melhor o candidato deixar a questão em branco. Mas atenção: os especialistas indicam que não se deve deixar de marcar mais de 10% das questões. Numa prova com 120 alternativas, o ideal é deixar no máximo de 10 a 12 em branco.
CONTEÚDOS DO EDITAL
As provas do Cespe/UnB não costumam cobrar todo o conteúdo programático do edital, mas privilegia alguns assuntos que são normalmente cobrados em suas provas. Conhecer a organizadora, resolvendo provas anteriores, é a melhor forma de saber quais são esses conteúdos mais abordados.
Os enunciados costumam ser diretos, indicando o assunto que será tratado em seguida. As questões são bem elaboradas e assertivas trazem um certo grau de complexidade.
Confira algumas dicas de preferências das principais matérias:
- LÍNGUA PORTUGUESA: são recorrentes questões sobre as funções dos termos “que” e “se”. Em inteleção, são comuns textos mais longos.
- RACIOCÍNIO LÓGICO: privilegia-se a lógica das preposições e silogismos
- INFORMÁTICA: nos últimos anos houve uma diminuição das ilustrações na prova, privilegiando-se a linguagem verbal, o conhecimento de conceitos de governança e de novas tecnologias e ferramentas
- DIREITO ADMINISTRATIVO: existe uma forte utilização de interpretações doutrinárias, de análises situacionais e do uso de jurisprudência e das súmulas dos tribunais superiores.
- DIREITO CONSTITUCIONAL: a banca privilegia a “letra da lei” e as interpretações do STF e do STJ.
18/05/2015
Estão abertas as inscrições para a Pós-graduação em Direito Previdenciário do Espaço Jurídico. A especialização tem um ano de duração e tem o conteúdo voltado para Magistratura, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia Pública. O objetivo é a preparação do aluno para a atuação prático-profissional.
A pós-graduação terá início no dia 25 de setembro. As aulas serão quinzenais: às sextas no turno da noite, e aos sábados pela manhã e à tarde.
Ao total, são 360 horas/aulas divididas nas seguintes matérias: Teoria Geral dos direitos Fundamentais, Parte Geral de Benefícios, Benefícios em espécie, Direito Assistencial: Benefício Assistencial, Aposentadoria Especial, Revisão/Cálculo de benefício, Processo Administrativo Previdenciário, Direito Processual Previdenciário, Prática Previdenciária, Regime Próprio de Previdência Social, Coaching de como montar um escritório e Metodologia.
O valor da pós-graduação pode ser dividido em até 12 vezes. Venha estudar concosco!
17/05/2015
Advogados e estudantes de Direito estão convidados a participar do curso de atualização jurídica do Código de Processo Civil. O objetivo é a atualização profissional sobre as novidades do novo código que entrará em vigor no próximo ano.
São três módulos. A primeira parte será nos dias 8, 9,10,15 e 16 de junho. Os demais módulos serão lançados posteriormente, estando as aulas estão previstas para acontecer nos meses de agosto e setembro deste ano. As aulas ocorrem na unidade do EJ da Boa Vista, das 19h às 22h.
O curso será ministrado pelo professor Francisco Barros Dias, que é desembargador emérito do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e uma das maiores autoridades em Processo Civil do Brasil.
14/05/2015
Está sendo aguardado ainda para o ano de 2015 o concurso da Polícia Civil de Pernambuco que vai oferecer 500 vagas para agentes e 50 para o cargo de escrivão.
O Espaço Jurídico está lançando cursos presenciais e o online preparatórios para esta seleção. Serão ministradas aulas de Gramática, Interpretação de textos, Raciocínio lógico, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal.
O curso presencial será realizado na unidade do EJ da Boa Vista, nos turnos da manhã, tarde e noite, e no EJ Boa Viagem à noite. As aulas começam no dia 02 de junho. O aluno que se matricular no curso presencial, ganhará ainda o curso online.
O curso presencial está com valor promocional até o dia 16 de maio e o curso online até o dia 31 deste mês.
12/05/2015

Não tem jeito! Se você está estudando para concurso, é preciso resolver questões de provas anteriores do órgão e da banca organizadora da seleção a que está pretendendo concorrer.

O professor Jefferson Dalamura explica a importância desta forma de estudo para garantir a sua aprovação. Confira!

11/05/2015
A aprovação do Projeto de Lei 4.330/04 na Câmara dos Deputados, no mês de abril, deixou muitos concurseiros preocupados. Isso porque uma parte do texto do PL previa a contratação de terceirizados para a realizarem as atividades fins das empresas públicas e sociedades de economia mista. Atualmente estas atividades são ocupadas apenas por concursados.
O artigo 37 da Constituição Federal determina que “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão de livre nomeação e exoneração”. Caso o texto fosse aprovado na íntegra, poderia ser contestada sua inconctitucionalidade.
Talvez por este motivo, a Câmara resolveu aprovar o texto do PL, mas excluiu essa parte que tratava da contratação para atividade fim nas empresas públicas e sociedades de economia mista. Ou seja: está afastada a ameaça aos concursos públicos, já que fica impossibilitada a substituição destes pela contratação de terceirizados.
O projeto já foi encaminhado ao Senado para apreciação e ainda precisa ser sancionada pela presidenta para entrar em vigor. Não é motivo então para preocupações. Mesmo que seja aprovado, o que deve demorar ainda algum tempo, o PL não deverá causar interferências diretas na realização dos concursos públicos. Continuem estudando e prontos para as próximas seleções que estão por vir!
10/05/2015
O Espaço Jurídico já iniciou as inscrições para o a sua pós-graduação em Direito Público. A especialização prepara para os concursos de Magistratura, Defensoria Pública, Ministério Público e Advocacia Pública com um conteúdo focado em questões discursivas e em atualizações.
A pós-graduação é formada por 360 horas, divididas entre as seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Humanos, Direito Civil, Direito Empresarial e Metodologia.
As aulas serão ministradas às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. A pós-graduação começa no dia 08 de agosto, na unidade do EJ da Boa Vista, e dura um ano. O curso é certificado pela FACESF.
07/05/2015
Se você quer concorrer a uma das 68 vagas para técnico ministerial do Ministério Público da Paraíba (MPPB), venha se preparar com o intensivo do Espaço Jurídico.
Haverá aulas de Português, Prática Cartorária, Legislação Específica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Processo Penal, Direito Civil, Direito Empresarial e Processo Civil. O foco será no resumo e resolução de questões da FCC.
O curso está com valor promocional para quem fizer inscrição até 31 de maio!
05/05/2015
Nós já falamos aqui no blog sobre os concursos na área fiscal, que são um dos mais disputados devidos aos altos salários e quantidade de vagas ofertadas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Se você pretende concorrer aos concursos na área fiscal, comece desde já os estudos, pois as seleções para esta área exigem um bom tempo de preparação e dedicação!
Para começar a estudar o Direito Tributário, o Espaço Jurídico está oferecendo a isolada como o professor Ricardo Alexandre. São 24 encontros de 3 horas cada, onde serão abordados os principais assuntos da matéria. As aulas começam no dia 09 de junho, na unidade do EJ da Boa Vista.
O aluno do curso presencial ainda tem direito ao acesso das aulas online.
Inscrições com preço promocional até o dia 31 de maio. Alunos e ex-alunos do EJ ainda têm descontos especiais! Aproveitem!