29/07/2015
“Fundação Copia e Cola”! É assim que muitos concurseiros chamam a Fundação Carlos Chagas (FCC), brincando com a fama da banca de apresentar os conteúdos nas questões tal e qual aparecem na lei. Mas será que a FCC é mesmo assim?
Trouxemos algumas dicas sobre a organizadora responsável principalmente pelos concursos dos órgãos ligados ao Poder Judiciário. Confira!
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos. Foi fundada em 1964 e atualmente realiza, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas.
A banca já foi responsável por processos seletivos de diversos órgãos públicos dos três poderes, mas a sua atuação se dá principalmente no Poder Judiciário. A FCC já realizou vários concursos de procuradorias, tribunais estaduais e federais. Para o Poder Executivo, a Fundação já organizou seleções de prefeituras municipais, secretarias de estado, ministérios e órgãos de segurança pública e no Poder Legislativo, a FCC foi a organizadora de diversas câmaras municipais, assembleias estaduais e da Câmara Federal.
COMO A FCC COBRA AS QUESTÕES
As provas da banca são compostas por questões de múltipla escolha com cinco alternativas. As questões geralmente são bastante objetivas, mesmo que sejam extensas.
Fique atento também aos enunciados das questões de múltipla escolha, pois a FCC costuma pedir para o candidato assinalar a alternativa INCORRETA, e os mais desatentos acabam caindo nessa casca de banana.
“FUNDAÇÃO COPIA E COLA”
Como dissemos no começo do post, a FCC sempre foi conhecida como “Fundação Copia e Cola”. Isso porque em grande maioria as questões de suas provas cobram a chamada letra da lei. Apesar disso, a banca tem mudado um pouco, cobrando também a jurisprudência e alguns conceitos doutrinários.
Vale ressaltar que a leitura da lei não se resume a apenas decorar os artigos da lei, o candidato deve fazer a leitura de forma consciente, entendendo e memorizando o que está em cada um deles.
Grife os prazos, os requisitos, as proporções, os números que possam aparecer nas leis, porque a banca adora cobrar esse tipo de informação. Leia várias vezes esses detalhes, ao longo das semanas, até o dia da prova. Assim será mais fácil memorizar.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES
Associe a leitura da lei com a resolução de muitos exercícios. Há tópicos que sempre são cobrados nas provas e a prática constante de exercícios possibilitará o reconhecimento destes pontos. Enquanto estiver resolvendo exercícios, tenha sempre em mãos um código, mesmo que você tenha certeza da reposta correta, leia a letra da lei.
CONTEÚDOS DO EDITAL
Estude todo o conteúdo programático previsto no edital, pois a banca tenta cobrar questões de praticamente todos os assuntos. Além disso, a FCC utiliza formas e fórmulas repetitivas. O conhecimento explícito do edital e o treinamento pelas questões costumam ter um resultado interessante, pois você vai se sentir mais familiarizado com o conteúdo das questões.
* PORTUGUÊS: o Português pedido pela FCC é extremamente normativo. Assuntos como regência e a concordância, além dos tempos e os modos verbais, estão sempre presentes. Em intelecção de texto, as provas estão cada vez mais extensas e exigindo muito dos candidatos.
*DIREITO: é necessário ter um conhecimento explícito das leis, mas tenha sempre por perto uma doutrina para esclarecer aquele ponto que permaneceu nebuloso após a leitura da lei e da resolução do exercício.
*INFORMÁTICA/ TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: as questões tendem às interpretações e usos funcionais da disciplina, analisando se o candidato possui o conhecimento do uso da tecnologia e dos conceitos requisitados. Nas provas básicas de Informática, podem cair o uso de tecnologias como ferramentas de produtividade ou suites de escritório. Já nas provas de TI, os usos de gerenciadores de bancos de dados ou de sistemas de segurança informacional são recorrentes.

Comentar