18/10/2014
Tem muita gente que acredita que para passar em um concurso público, só é possível se tiver o dia todo disponível para estudar. Por isso, muitas pessoas estão pedindo demissão para se dedicar exclusivamente aos estudos. Mas será que essa é a única opção?
Mesmo quando a pessoa tem condições de deixar o emprego, muitas vezes não sabe administrar o tempo livre e acaba não conseguindo estudar em tempo integral. Outro problema é a sensação de cobrança (mesmo quando ela não é explícita) dos pais, marido/ esposa ou do próprio candidato de que precisa passar porque o dinheiro guardado está acabando. Essa ansiedade afeta diretamente os resultados nos concursos públicos.
Se você não pode largar o emprego para estudar ou tem medo de não conseguir dar conta dessa responsabilidade, não se desespere! Muitas pessoas conseguem ser aprovadas em concurso público, mesmo trabalhando. Veja algumas dicas de como isso pode se tornar uma realidade:
Faça um quadro de horário
Quais são seus horários disponíveis? Faça um quadro sendo bem honesto de qual tempo disponível você terá para estudar para concurso. Três horas por dia? Uma hora só? E nos finais de semana, tem disponibilidade de mais tempo? Veja todos os momentos livres, lembrando de reservar os horários de sono, atividade física e lazer. Porém o tempo reservado para os estudos deve ser dedicado exclusivamente para isso! Mesmo que sejam poucas horas, o importante é otimizar seu horário disponível.
Tenha sempre material com você
Leve sempre uma prova, um resumo, uma lei para onde quer que você vá! Aproveite a hora de almoço, a espera no consultório médico, o tempo que está na fila do banco… Todo tempo, por menor que seja, pode ser utilizado para estudar um pouco.
Use a internet a seu favor
Participe de grupos de estudos no Facebook, assista a dicas em vídeo no Youtube (o Espaço Jurídico está sempre lançando dicas por aqui!), utilize o celular ou o tablet para revisar conteúdos… A internet pode ser muito amiga do concurseiro. Só cuidado para não utilizar isso como desculpa e ficar horas nas redes sociais. Reserve um tempo só para isso.
Cursos online
Se você não tem disponibilidade de fazer um curso presencial, os cursos online são sempre uma boa opção. Você pode assistir as videoaulas a qualquer hora do dia, de acordo com sua disponibilidade e assim fica mais fácil agendar os seus horários livres. No site do Espaço Jurídico você encontra diversos cursos online voltados aos principais concursos do País.
Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é fácil. Mas com dedicação, boa vontade e disciplina, a aprovação é totalmente possível! Bons estudos!

Comentar