23/09/2015
O anúncio dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) de suspensão dos concursos públicos em 2016, como uma das medidas para reduzir os gastos e recompor receitas do governo federal para o ano que vem. pegou muitos concurseiros de surpresa. O corte, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, abrangeria o quantitativo de até 40.389 cargos que estavam previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016 e implicaria em redução de R$ 1,5 bilhão nas contas do governo.
Sendo aprovado, o que tem grandes chances de acontecer, significa que as solicitações enviadas os órgãos federais para o MPOG para realização de novos concursos no exercício de 2016 ficam suspensas. As novas solicitações serão analisadas no primeiro semestre do ano que vem, para autorização somente em 2017.
A notícia tem causado muita preocupação em quem está estudando para concursos públicos. No entanto, mesmo que haja essa suspensão, não há motivos para desespero! E nós listamos cinco deles para você acalmar o coração e continuar firme nos estudos!
1) A medida atinge apenas os órgãos federais
Esta suspensão, se aprovada, abrange apenas os concursos públicos para os três poderes federais (Executivo, Legislativo e Judiciário).  Na verdade, os Poderes Legislativo e Judiciário gozam de autonomia, mas o Executivo fará recomendações, para que os dois adotem a mesma política de restrição aos concursos.
Além disso, as seleções de empresas públicas e de economia mista (como é o caso dos Correios e do Banco do Brasil), além daqueles órgãos nos âmbitos estaduais e municipais, não serão afetadas e devem ocorrer normalmente, sobretudo aquelas que já tiverem sido autorizadas.
Em Pernambuco, por exemplo, a Secretaria de Administração do estado já informou, que as seleções previstas em diversas áreas como saúde, educação e segurança, estão mantidas. Apenas as nomeações serão adiadas para 2016.
Entre as instituições que vão realizar os concursos estão a Agência de Tecnologia da Informação, a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), a Fundação de Atendimento Sócioeducativo (Funase), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem), Secretaria de Controladoria Geral, Secretaria da Fazenda em Pernambuco (Sefaz) e Secretaria Estadual de Saúde (SES). Outras seleções como a do TJPE, cujo processo licitatório já está em fase de preparação, também estão sendo aguardadas para o ano que vem.
2) Os concursos já autorizados em 2015 não serão afetados
Todos os concursos já autorizados em 2015 pelo Ministério do Planejamento, e que estão aguardando apenas o lançamento do edital, serão realizados em 2016. Confira alguns destes concursos que estão nesta situação::
- Instituto Nacional de Seguro Social (INSS): 950 vagas para nível médio e superior. Edital deve sair até dezembro
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 600 vagas em cargos de nível médio e superior
- Fundação Nacional do Índio (Funai): 220 vagas em cargos de nível superior
- Ministério das Relações Exteriores (MRE): 60 vagas para o cargo de oficial de Chancelaria
- Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS): 102 vagas para cargos de nível médio
- Agência Nacional da Aviação Civil (Anac): são 150 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários podem chegar a mais de R$ 12 mil!!!
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP): 34 vagas de nível médio
Da mesma forma, quem realizou seleções em períodos anteriores e está aguardando apenas a homologação do concurso ou o início das nomeações, pode ficar tranquilo: as autorizações para nomeações dentro do número de vagas previstas no edital estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos.
3) Mais tempo para estudar
Ao invés de ficar lamentando, frustrado ou com raiva da situação, concentre sua energia e tempo nos estudos! Encare este momento como uma oportunidade de se aprofundar nos assuntos, resolver mais questões de provas, fazer resumos (e relê-los com frequência).
A gente sempre reclama que não há tempo suficiente para se preparar para as seleções, pois sempre tem um concurso sendo divulgado em cima do outro e quando o edital é lançado, o prazo até a data da prova é muito curto para estudar todos os conteúdos. Aproveite então esse tempo para investir em sua preparação. Quando os editais começarem a sair, você terá muito mais chances de aprovação.
4) Aproveite para estudar para os “concursos escadas”
Se você está focando apenas em uma seleção a nível federal, quem sabe esta não é a hora de se preparar para os chamados “concursos escadas”?Um concurso considerado “menor”, por ter menos vagas ou salários mais baixos, mas que acabam atraindo menos concorrentes, é muitas vezes a porta de entrada para o serviço público.
Com sua vaga já garantida, você terá condições financeiras e tranquilidade para dedicar-se ao tão sonhado concurso! Essa é uma boa estratégia adotada por muitos concurseiros de sucesso para chegar até os cargos almejados!
5) Os concursos não podem (e não vão) acabar!
Mesmo afetados temporariamente por esta crise, os concursos não podem parar. Os órgãos públicos já sofrem com déficit de pessoal e a cada ano há exonerações, aposentadorias e os terceirizados que precisam ser substituídos por servidores efetivos. Alguma hora as vagas suspensas destes concursos precisarão ser preenchidas.
Em 2011, o governo anunciou uma paralisação parecida com esta e muitos concurseiros chegaram a abandonar os estudos. Conclusão: a suspensão durou apenas o primeiro semestre daquele ano, e nos anos seguintes, foram previstas muito mais vagas: 126 mil em 2012, 75 mil em 2013 e 41 em 2014.
Portanto tenha paciência e continue firme nos seus estudos”. Não se deixe abalar com essa notícia. As dificuldades fazem parte do caminho até a vitória, encare esse momento como mais um obstáculo a ser superado.
“A vitória e a derrota cabem a Deus. A nós só cabe a luta!”

Comentar