30/04/2015
Boas remunerações e condições de trabalho. Esses são os dois principais fatores que fazem da carreira fiscal uma das mais cobiçadas nos concursos públicos. Normalmente as seleções para esta área cobram como escolaridade mínima a graduação de ensino superior em qualquer área, o que torna bem abrangente o número de candidatos ao cargo.
Abrangente e com inúmeras oportunidades, a área fiscal engloba diversos concursos públicos, nos âmbitos municipais, estaduais e federal. A Receita Federal costuma ser o órgão mais cobiçado, mas há concursos para todos os estados – conhecidos como concursos para ICMS – e, ainda, os concursos municipais – os chamados concursos para ISS.
Dentre os principais cargos oferecidos estão o de Auditor Fiscal e Analista da Receita Federal, Auditor Fiscal do Trabalho, Auditor Fiscal Estadual (ICMS) e Auditor Fiscal Municipal (ISS) e Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU).
MATÉRIAS BÁSICAS
A maioria dos concursos para a área fiscal cobra muitas disciplinas: de 15 a 20. Algumas são matérias comuns a todos os concursos, o que facilita uma preparação antecipada.
As seguintes disciplinas são base inicial do estudo para essa área: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário e Contabilidade. Outras matérias que também costumam aparecer nas provas: Matemática Financeira, Raciocínio Lógico, Direito Civil, Direito Penal, Direito Empresarial, Auditoria, Administração Pública, Economia e Finanças Públicas. Essas são cobradas na quase totalidade dos concursos da área.
OUTRAS DISCIPLINAS COBRADAS
Dependendo do concurso, outras disciplinas podem aparecer tais quais: Contabilidade Avançada e Custos, Administração Geral, Estatística, Informática, Atualidades e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
A legislação específica cobrada vai variar de acordo com o concurso, se é de âmbito federal, estadual ou municipal. Por este motivo, o candidato deve deixar para estudá-las mais próximo do lançamento do edital.
As legislações municipais tratam dos mesmos tributos (como ISS e IPTU), por isso são bem parecidas. O mesmo acontece com as legislações estaduais (como o ICMS e o IPVA).
PROVA DISCURSIVA
É comum haver, além da prova objetiva, também prova discursiva para os cargos da área fiscal.
TEMPO DE PREPARAÇÃO
Por ser um concurso de grande porte,  vai exigir do candidato um tempo razoável de estudo e muito empenho. Foco, dedicação e planejamento são fatores indispensáveis para quem pensa em concorrer para um desses cargos.
Caso haja uma reprovação durante a trajetória, o candidato deve encará-la com a maior serenidade possível. A continuidade dos estudos levará ao amadurecimento e, por consequência, à aprovação.

Comentar