28/02/2015

O concurso que oferece 100 vagas para Delegado da Polícia Civil de Pernambuco está com inscrições abertas até o dia 29 de março. Trouxemos o edital em detalhes, para ajudar a organizar seu estudo. Nesse primeiro post, vamos abordar as principais etapas da seleção e em um segundo post vamos falar dos conteúdos programáticos e sugerir bibliografias para vocês.

Vamos começar?
VAGAS: são oferecidas 100 vagas para o cargo de Delegado, sendo que há a reserva de 3% para pessoas com deficiência.
INSCRIÇÃO: http://www.upenet.com.br/
DATA DAS INSCRIÇÕES: das 08 horas do dia 19/02/15 às 23 horas e 59 minutos do dia 29/03/15
TAXA DE INSCRIÇÃO: o valor é de R$ 138,00, sendo que há previsão de isenção da referida taxa para as pessoas que estiverem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007) e forem membros de família de baixa renda, nos termos do referido decreto.
REMUNERAÇÃO: R$ 9.069,81.
DATA DA PROVA: 26/04/015
REQUISITOS PARA O CARGO:
a) ter sido aprovado no Concurso Público;
b) ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
c) estar quite com as obrigações eleitorais;
d) estar quite com as obrigações do Serviço Militar (se candidato do sexo masculino); e) gozar dos direitos políticos;
f) ter idade mínima de dezoito anos completos;
g) ter concluído curso superior de Bacharel em Direito em Instituição reconhecida pelo MEC;
OBSERVAÇÕES:
1) A conclusão do curso de direito deve ser comprovada na data da posse.
2) O certame NÃO exigiu prática jurídica ou atividade policial.
ETAPAS:
1) PRIMEIRA ETAPA
a) 1ª Fase: Prova de Conhecimentos Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) 2ª Fase: Prova de Conhecimentos Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
c) 3ª Fase: Avaliação de Capacidade Física, de caráter unicamente eliminatório;
d) 4ª Fase: Avaliação Psicológica, de caráter unicamente eliminatório;
e) 5ª Fase: Exame Médico, de caráter unicamente eliminatório;
f) 6ª Fase: Investigação Social, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Polícia Civil do Estado de Pernambuco.
2) SEGUNDA ETAPA
Curso de Formação Profissional de caráter eliminatório, a ser realizado pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, por meio do Campus de Ensino Recife da Academia Integrada de Defesa Social – CERE/ACIDES.
COMO FUNCIONA O CONCURSO
No dia 26/04/15 será realizada a prova objetiva e a discursiva da primeira fase. A prova objetiva ocorrerá na parte da manhã (8h15min às 13h15min) e a discursiva à tarde (15h15min às 19h15min).
A prova objetiva será composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e sendo somente uma correta. Será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que acertar no mínimo 50% da quantidade de questões.
A prova discursiva será composta de 4 questões, valerá 100 pontos, sendo 25 cada e estará assim dividida: uma questão de Direito Constitucional, 1 de Direito Administrativo, 1 de Direito Penal e 1 de Direito Processual Penal.
OBS 1: Só terão a prova discursiva corrigida os candidatos aprovados na prova objetiva que estiverem classificados até 4 vezes o número de vagas, ou seja, os 400 primeiros.
OBS 2: Será considerado aprovado na prova discursiva o candidato que acertar no mínimo 60% do total das questões.
OBS 3: PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA SERÁ PERMITIDA A CONSULTA À LEGISLAÇÃO NÃO ANOTADA.
OBS 4: Na correção da prova de conhecimento discursiva, as questões serão corrigida por banca de professores examinadores para este fim constituído, considerando os seguintes critérios: o acerto jurídico das respostas dadas; manutenção do tema proposto; progressão no desenvolvimento das ideias e não-contradição entre os argumentos apresentados; articulação entre as partes do texto; não fuga à obviedade das ideias propostas; clareza e precisão; formulação linguística, segundo as regras (morfossintáticas, ortográficas e de pontuação) da norma padrão do português.
Os critérios acima mencionados podem retirar até 25 pontos do candidato, sendo 0,5 por cada erro ou omissão.
AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE FÍSICA
Tem caráter unicamente eliminatório e será composta por 4 exercícios. Todos possuem critérios distintos de avaliação para os candidatos do sexo masculino e feminino.
a) Flexão de Braços na Barra Fixa;
b) Salto em Distância;
c) Flexão Abdominal;
d) Corrida Aeróbica.
Critérios de aprovação para candidatos do sexo masculino:
a) Executar no mínimo 3 flexões consecutivas na barra fixa
b) Saltar a distância mínima de 2,14 metros
c) Executar no mínimo 30 flexões abdominais em um minuto
d) Percorrer no mínimo 2.350 metros em doze minutos
Critérios de aprovação para candidatos do sexo feminino:
a) Executar no mínimo uma flexão na barra fixa
b) Saltar a distância mínima de 1,66 metros
c) Executar no mínimo 23 flexões abdominais em um minuto
d) Percorrer no mínimo 2.020 metros em doze minutos
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Tem caráter unicamente eliminatório, será realizada no Recife/Região Metropolitana, com o objetivo de fornecer à Comissão Examinadora do Concurso elementos que possam aferir no candidato as características descritas na Portaria GAB/PCPE nº 601, de 09 de agosto de 2006, consistindo na aplicação e na avaliação de instrumentos psicológicos objetivos e científicos, visando avaliar se o candidato possui perfil adequado ao exercício das atividades inerentes ao cargo ao qual concorre, aplicada da seguinte forma: 1 instrumento projetivo ou 1 expressivo de personalidade; 1 inventário de personalidade ou 1 questionário; dinâmica de grupo (no caso de aplicação coletiva) e entrevista individual. Podendo, ainda, utilizar os testes de atenção difusa e atenção concentrada.
EXAMES MÉDICOS
O exame médico, de caráter unicamente eliminatório, será realizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.
INVESTIGAÇÃO SOCIAL
A investigação social, de caráter eliminatório, terá o objetivo de verificar a conduta ético-moral do candidato e será realizada pela Polícia Civil do Estado de Pernambuco, no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
a) o candidato com maior idade, considerando-se os dias, meses e ano (art. 29, da Lei Estadual nº 14.538/2011);
b) maior nota/pontuação na Prova de Conhecimentos Objetiva;
c) ter sido jurado – Lei federal nº 11.689/2008, qua alterou o art. 440 do CPP.

Comentar