18/07/2011

Esse é só um jeitinho carinhoso de chamar o Direito Constitucional, que cai em praticamente todos os concursos e por causa disso levou esse apelido tão peculiar. :D   As questões de hoje são de poder constituinte. Não esqueça de contar pra gente como se saiu.

Material cedido pelo professor auxiliar Pablo Francesco.

Poder Constituinte

1) (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal e será exercida por determinados órgãos com caráter representativo.

Assertiva errada.

Comentários: Há de se atentar para o fato de que a questão faz uma troca entre o poder constituinte derivado decorrente e poder constituinte derivado reformador. Este é quem assume o papel de modificar a constituição e aquele fica incumbido de elaborar e modificar as Constituições estaduais.

2)  (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Derivado decorre de uma regra jurídica de autenticidade constitucional.

Assertiva correta.

Comentários: A assertiva parece ser uma questão difícil, mas só parece, pessoal. Para respondê-la basta lembrar apenas que o Poder Constituinte Derivado é um poder limitado e jurídico e o mais importante é uma obra do próprio Poder Constituinte Originário. Sendo assim, decorre das regras jurídicas autenticadas na própria constituição pelo Constituinte Originário.

Comentar