20/10/2011

Dois assuntos muito cobrados nos concursos de Tribunais são abordados nesta questão: Petição Inicial e Pedido.  Vamos testar os conhecimentos!

(FCC/JUIZ -TJ- PE/2011) É correto afirmar:

(A) Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos legais, ou que apresenta defeitos e irregularidades que possam dificultar o julgamento de mérito, deverá o juiz indeferi-la de imediato.

(B) Sendo a matéria controvertida unicamente de direito, se no juízo já houver sido proferida sentença de total procedência em casos idênticos, poderá ser dispensada a citação e proferida sentença que reproduza o teor da anteriormente prolatada.

(C) Ordenada a citação do réu, para responder ao pedido inicial, do mandado constará que, não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos e o direito alegados pelo autor.

(D) O pedido deve ser sempre certo ou determinado.

(E) Consistindo a obrigação em prestações periódicas, considerar-se-ão elas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor.

Comentários

(A) ERRADO – De acordo com o art. 284 caput do CPC o juiz determinará primeiro que o autor emende ou complete a inicial, no prazo de 10 (dez) dias. Em caso de inércia do autor ocorrerá o indeferimento da exordial. (Art. 284 § único)

(B) ERRADO – A assertiva aborda o art. 285-A do CPC, contudo tal artigo é aplicado quando for proferida sentença de total IMPROCEDÊNCIA e não de procedência.

(C) ERRADO – A presunção de veracidade aplica-se aos fatos e não ao direito. (art. 285 do CPC)

(D) ERRADO – É lícita a formulação de pedido genérico, conforme dispõe o art. 286 do CPC.

(E) CERTO – Art. 290 do CPC

Material cedido pela professora auxiliar Renata Pereira

Comentar