17/01/2012

Gente, o professor Jairo Teixeira discordou do gabarito dado pela FCC para uma das questões da prova de Lógica, Analista. Vamos ver? Lembrando que vocês não devem copiar o recurso como ele está. A parte matemática tudo bem, mas não as palavras do professor, pois as bancas costumam recusar recursos com textos repetidos. E vamos lá em busca dos nossos direitos! Ah, para ver a imagem maior, é só clicar nela.


TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO
ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA

RECURSO

QUESTÃO
Em uma enquete dez pessoas apreciam simultaneamente as praias J, M e N. Doze outras pessoas apreciam apenas a praia N. O número de pessoas que apreciam apenas a praia M é 4 unidades a mais que as pessoas que apreciam apenas e simultaneamente as prais J e N. E uma pessoa a mais que o dobro daquelas que apreciam apenas a praia M são as que apreciam apenas e simultaneamente as praias J e M. Nenhuma outra preferência foi manifestada nessa enquete realizada com 51 pessoas. A sequência de praias em ordem decrescente de votação nessa enquete é:
a)    M; N; J
b)    N; M; J
c)    J; N; M
d)    J; M; N
e)    M; J; N

Solução:
Considerando x a quantidade de pessoas que apreciam apenas e simultaneamente as praias J e N, tem-se que as que apreciam apenas a praia M corresponde a  4 unidades a mais que x, portanto x + 4, conforme enunciado. O dobro desta quantidade (2x + 8 ) mais uma pessoa corresponde às que apreciam apenas e simultaneamente as prais J e M, portanto 2x + 9. Como nenhuma outra preferência foi manifestada na pesquisa, as quantidades correspondente às pessoas que apreciam apenas a praia J,  apenas e simultaneamente as praias M e N, além das que não apreciam praia alguma  são iguais a zero. Assim, colocando-se nos diagramas as expressões acima e as quantidades fornecidas na questão, temos:

Comentar