15/08/2013

Imagina se as pessoas escrevessem sem pontuação? Algumas até fazem isso, né? Mas não você, concurseiro espertíssimo. Por isso, aqui vai material sobre o assunto para que você faça a pontuação máxima na prova de português. :D

LÍNGUA PORTUGUESA

PONTUAÇÃO

(Esaf/Auditor Fiscal do Trabalho) No texto a seguir, assinale o trecho transcrito com erro de pontuação.

a)     À margem do circuito “virtuoso” estão os países que cederam às pressões para empreendeder, de forma imprudente, a abertura da conta de capital.

b)     Nos dias de hoje – tal como nas três últimas décadas do século XIX – a abertura e a descompressão financeiras nos países da periferia inverteram as determinações do balanço de pagamentos.

c)     Diante dos movimentos especulativos e de arbitragem das massas de capital monetário, os países da periferia – dotados de moedas frágeis, com desprezível participação nas transações internacionais – encontram-se diante dos riscos  da valorização indesejada da moeda local, de operações de esterilização dos efeitos monetários da expansão das reservas (explosão da dívida pública), dos déficits insustentáveis em conta corrente e, finalmente, das crises cambiais e financeiras.

d)     A instabilidade dessas políticas macroeconômicas – permanentemente submetidas às tensões que derivam das avaliações dos agentes nos mercados financeiros e de capitais – não permite a execução de políticas de crescimento.

e)     Evidentemente, a estrita dependência dos humores, e dos julgamentos dos mercados financeiros internacionais impede qualquer política verdadeiramente ativa de produção e de investimento, porquanto, são precárias as informações adequadas para a tomada de decisões empresariais na esfera do investimento.

Gabarito: Letra E. A vírgula utilizada logo após o vocábulo “humores” deve ser retirada, uma vez que não se deve separar o nome (substantivo) do seu adjunto adnominal, sendo a expressão da seguinte forma [...a estrita dependência dos humores e dos julgamentos dos mercados financeiros internacionais ...].

(Esaf/Fiscal Tributário Estadual – PA) Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de pontuação.

a)     A independência Brasileira não foi revolução: ressalvadas a mudança no relacionamento externo e a reorganização administrativa no topo, a estrutura econômico-social criada pela exploração colonial continuava intacta, agora em benefício das classes dominantes locais.

b)     Diante dessa persistência, era inevitável que as formas modernas de civilização, vindas na esteira da emancipação política e implicando liberdade e cidadania, parecessem estrangeiras – ou postiças, antinacionais, emprestadas, despropositadas etc., conforme as preferências dos diferentes críticos.

c)     A violência da adjetivação indica as contorções do amor-próprio brasileiro (de elite), obrigado a desmerecer em nome do progresso, os fundamentos de sua preeminência social, ou vice-versa, opção deprimente nos dois casos.

d)     De um lado, tráfico negreiro, latifúndio, escravidão e mandonismo, um complexo de relações com regra própria, firmado durante a Colônia e ao qual o universalismo da civilização burguesa não chegava.

e)     De outro lado, sendo posto em xeque pelo primeiro, mas pondo-se em xeque também, a Lei (igual para todos), a separação entre o público e o privado, as liberdades civis, o parlamento, o patriotismo romântico etc.

Gabarito: Letra C. Não se separa adjetivo de seu complemento quando se apresentam juntos para a correta compreensão. Tal alternativa se encontra errada, justamente por existir a vírgula antes do adjetivo “obrigado”.

Cedido pela professora auxiliar Glaucia Dornellas.

Comentar