03/04/2015
Uma das maiores dificuldades dos concurseiros na hora de começar a estudar é conseguir manter um horário produtivo, principalmente quando trabalha e tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Quando chega na hora de pegar os livros, é comum se sentirem perdidos, sem saber por onde começar a estudar.
Esse é o seu caso? Não precisa se desesperar. Vamos ajudá-lo a montar um horário de estudos compatível com a sua realidade.
Com um bom planejamento, você vai identificar horários que estavam perdidos no seu dia, conseguirá organizar melhor sua rotina e ter um estudo mais produtivo.
PLANEJANDO O DIA
O primeiro passo é fazer uma tabela das 24 horas do seu dia.  Faça uma planilha, no Excel ou mesmo à mão, nomeando as colunas com os dias da semana e as linhas com os horários (de preferência por meia em meia hora).
Marque então os horários das refeições e o horário de dormir (tente manter as 8 horas diárias, se não for possível, no mínimo, 6). Se tiver compromissos fixos, como trabalho e aulas, marque também.
ATIVIDADE FÍSICA E LAZER
Procure reservar um espaço para realizar atividades físicas ao menos três vezes na semana e deixe uma parte do seu final de semana para o lazer e para curtir a família.
Procure, no seu tempo livre ir ao cinema, a parques, museus e galerias de arte. Exercitar seu cérebro com cultura também o estimula a aprender mais e melhor.
SEJA SINCERO
Saiba qual o tempo real que sobra para seus estudos. É possível que só tenha duas horas por dia durante a semana, mas o importante é que reserve aquele horário para os livros. Caso isso aconteça, é indicado que nos finais de semana dê um gás maior para compensar a falta de tempo durante a semana.
DIVISÃO DAS DISCIPLINAS
Divida o horário de acordo com as disciplinas que devem ser estudadas. Todas devem ser vistas a cada semana ou, no máximo, a cada quinzena. A cada 50 minutos estudados, faça uma pausa de 10 minutos para descanso. Se tiver mais de um turno de estudos, também faça um intervalo de 1 a 2 horas entre cada um deles.
Procure não trocar de matérias em períodos muito pequenos, inferiores a 1h30. Alterne as disciplinas de exatas com as que exigem mais leitura.  Aquelas matérias que você considera mais difíceis e cansativas devem ser vistas nos dias e horários em que considerar que rende mais.
Uma boa sugestão: nos feriados, que tal fazer um dia de intensivão para aquelas disciplinas que tem mais dificuldade?
PARA O ESTUDO ANTECIPADO
Caso esteja se preparando para um concurso sem edital lançado, comece pelas matérias básicas e vão incluindo as outras depois de alguns meses. Assim, você dedica mais tempo a poucas disciplinas e depois pode ficar apenas revisando. Com isso, é possível reduzir o tempo de estudo para esse primeiro grupo e incluir outras matérias.
QUANDO O EDITAL JÁ FOI PUBLICADO…
Nesse caso, o mais indicado é dedicar-se às disciplinas que valem mais pontos, seja pelo maior número de questões ou pelo peso diferenciado.

Comentar