04/07/2013

Olha aí, você que vai prestar prova pro Exame da Ordem, nosso blog traz hoje questões de Processo Civil para você já ir testando seus conhecimentos. Vamos a elas?

OAB chegando…. É hora de testar os conhecimentos para conseguir a tão sonhada e possível carteira da Ordem. É só querer e lógico ESTUDAR!!!

Vamos começar pelas questões do último exame da OAB.

O tema abordado foi Prazos.

(X EXAME DE ORDEM UNIFICADO/FGV) Com relação ao início da contagem do prazo para  apresentação de resposta, em ação ajuizada pelo rito comum ordinário, em face de apenas um réu, assinale a afirmativa correta.

A) Em se tratando de citação postal, começa a correr o prazo a partir da data da juntada aos autos do aviso de recebimento.

CORRETA. Art.241,I do CPC.

B) Em se tratando de citação por oficial de justiça, começa a correr o prazo no dia seguinte ao do cumprimento da diligência.

ERRADA. Começa a correr o prazo da data de juntada aos autos do mandado cumprido. Art.241,II do CPC;

C) Em se tratando de citação por carta precatória, começa a correr o prazo no dia em que a carta é devolvida ao juízo de origem.

ERRADA. Começa a correr o prazo da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida. Art.241,IV do CPC

D) Em se tratando de citação por edital, começa a correr o prazo no dia seguinte ao da publicação do referido edital.

ERRADA. Começa a correr o prazo finda a dilação assinada pelo juiz. Art. 241,V do CPC.

OBS: Quando houver pluralidade de réus(vários réus) Os prazos iniciarão da juntada do último AR ou Mandado Citatório cumprido. Art.241,III do CPC

É isso aí!!!! Persistência e Boa Sorte!!!

Cedido pela Professora Auxiliar Renata Pereira

Comentar