21/09/2015
Quem está se preprarando para concursos, principalmente aquelas pessoas que entraram agora nesse mundo dos concurseiros, fica sempre com uma dúvida: estudar para vários concursos de uma só vez ou focar em um só cargo?
Muitos vão seguindo as seleções à medida que vão sendo lançados os editais. Mas as diferenças entre os assuntos abordados em cada um e o pouco tempo entre o lançamento do edital e a data da prova, acaba, na maioria das vezes, resultando em um desempenho ruim.
Já quando decidem focar em um concurso ou tipo de concurso, as chances de aprovação aumentam consideravelmente. Um candidato que opta por estudar apenas para o cargo de Técnico de tribunais de justiças, por exemplo, acaba estudando praticamente as mesmas matérias, muitas vezes fazendo provas preparadas pela mesma organizadora. Assim, estará mais preparado para o que pode ser cobrado pelos concursos afins.
Para tratar mais sobre este assunto, entrevistamos o professor Leandro Piccini, estudioso da neurociência na educação e no desenvolvimento pessoal. Ele, que é o coordenador do projeto Estudar e Aprender, vai explicar a importância de focar em um tipo de seleção ou no concurso de um órgão específico para o bom desempenho do candidato. Confira!
EJ – Muitos candidatos querem fazer vários concursos ao mesmo tempo, inclusive em áreas totalmente diferentes (banco, tribunal, agência reguladora). Isso pode prejudicar o rendimento deles?
Leandro – Com certeza! Quando se estuda para concursos a palavra de ordem tem que ser FOCO. Não adianta nada você ficar pulando de galho em galho e no final não conseguir aprovação em nenhum concurso. É importante frisar: uma coisa é o candidato que tem um objetivo, por exemplo, de ser Juiz, mas que faz concursos em outras áreas apenas para adquirir experiência. Nesses casos, é válido. O que atrapalha o rendimento dos estudos é o candidato que começa a estudar para o concurso de um tribunal, por exemplo, e quando sai outros concursos, larga mão dos os estudos para se dedicar a esse novo concurso. Essa atitude só torna mais distante o sonho de ser aprovado.
EJ – Focar em um único concurso ou em um tipo de concurso (apenas em tribunais, por exemplo) pode ajudar o candidato a chegar mais rápido à aprovação?
Leandro – Eu sempre gosto de comparar o foco e objetivos com a construção de uma casa. Começar a estudar é como construir os alicerces, a casa não está pronta, e ainda muito precisa ser feito. Só que se você, ao ver o alicerce da casa, achar que vai demorar muito e correr para construir outra casa, logo o que vai ter é um terreno cheio de casas inacabadas. Seguindo assim, você continuará sem ter uma casa pronta, morando em uma casa sem teto e paredes. O mesmo acontece com os estudos! Se você apenas começar a estudar para um concurso e aparecer outro, tudo o que você vai ter é um monte de informação solta em sua memória e não conseguirá ter estudado o suficiente para ser aprovado em um concurso. Os candidatos precisam parar de ver os concursos como uma loteria, muitos dizem “vou tentar a sorte nesse concurso”. Pergunte aos aprovados o que eles fizeram para conseguirem a aprovação e eles com certeza dirão, “me concentrei em apenas um concurso e estudei todos os dias”.
EJ – Como controlar a ansiedade de não fazer todos os concursos que aparecem para poder focar naquele que tem a intenção de passar?
Leandro – Ansiedade é muitas vezes definida como excesso de futuro. O candidato quer que as coisas cheguem logo, o tempo todo. Que a prova chegue logo, que a aprovação chegue logo, que a felicidade chegue logo. A verdade é que tudo tem seu tempo e seu ritmo. Não adianta você forçar o futuro só porque a realidade que você está vivendo agora não te satisfaz. Isso é o que gera ansiedade e a insatisfação. Uma das maneiras de controlar a ansiedade é estabelecer bons objetivos e as bases para uma motivação diária. Saber o que você quer e acordar todos os dias disposto a lutar para conseguir! Ter isso bem definido em sua mente funciona como um remédio contra a ansiedade. Vou dar um exemplo. Digamos que um candidato tenha estabelecido estudar para o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Uma vez definido, ele deve ter seus motivos, ou o que motiva ele a completar esse objetivo, que pode ser desde o sonho de exercer a profissão até o desejo de ajudar outras pessoas. Uma vez que o candidato tenha isso definido, ele parte para os estudos. É importante relembrar todos os dias pela manhã seus objetivos e motivos. Daí, quando surgir um concurso que pareça promissor, ele deve lembrar-se dos seus objetivos, do porquê está estudando. É o que eu chamo de mentalidade de aprovação.
EJ – Como o aluno pode se organizar para estudar para um concurso que ele decidiu focar, mas que o edital ainda nem saiu?
Leandro – Estudar para um concurso que ainda não saiu é muito mais fácil, pois você tem a seu favor o tempo. Desde que, lógico, você já tenha muito bem definido seus objetivos e motivos, pois o mais importante nesses casos é o foco. Uma vez que você tenha tudo isso certo, é só se organizar e começar a estudar todos os dias. Com o tempo, você estará cada vez mais preparado. Cada dia de estudo é um conhecimento a mais que te coloca próximo da aprovação.
EJ – E se o aluno escolher um só concurso e não tiver um bom desempenho nele? Como lidar com a frustração e seguir adiante no seu objetivo?
Leandro – O primeiro passo é reconhecer que nós não temos certeza de nada que dependa de fatores externos. Você não sabe o que pode te acontecer em qualquer momento. Eu sei que isso parece meio dramático, mas é a verdade. O mesmo vale para a área de concursos, você não tem certeza da aprovação. Então não aposte todas as suas fichas! E eu nem estou falando sobre não ser positivo, pelo contrário, eu falo para você ter consciência que não há certeza da aprovação. Você pode ter se preparado muito, ter feito tudo certo e no dia da prova se atrasar, ou então de repente ficar doente, esses são fatores que independem do seu controle, por isso o mais importante é desenvolver a mentalidade “fazer até passar”. Essa é aquela frase clássica do Prof. Willian Douglas, “concurso você não faz PARA passar, mas ATÉ passar” eu até recomendo transcrever essa frase para a primeira pessoa do singular e colar em um mural para que você possa ler todos os dias. Se você percebeu que não conseguiu resultado suficiente para ser convocado então pegue sua prova e anote tudo o que você errou, e comece a estudar no mesmo dia, trabalhe seus erros para que na próxima você não os cometa mais. Simples, continue estudando. De qualquer forma o tempo vai passar, você terá que ir trabalhar ou retomar a sua rotina normal, então é melhor aproveitar esse tempo estudando, ao invés de remoer o passado ou xingar o além por não ter conseguido o resultado que você esperava.
EJ – Tem mais alguma dica que acha importante dar aos candidatos que pretendem focar em um só concurso?
Leandro – Tem uma frase atribuída a Steve Jobs que é a minha preferia e sempre me recordo dela quando percebo que estou perdendo o foco dos meus objetivos: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer SIM para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso! Significa dizer NÃO às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”. Saiba dizer não aos outros concursos, tenha em mente o que você quer e esteja de olho somente nisso. Aprenda a dominar seus pensamentos, e estude todos os dias. Se você fizer isso, deixará de ter um terreno cheio de casas inacabadas para aos poucos ter um quarteirão de casas construídas.

Comentar