24/05/2011

Todo mundo escuta que estresse é coisa ruim, mas será que é possível que haja alguma coisa boa nesse estado físico e mental? Só lendo o texto que vem a seguir para descobrir.  E leia do começo ao fim, viu estressadinho? ;)

O stress quase sempre está associado a efeitos que prejudicam o funcionamento do organismo ou o andamento do dia-a-dia das pessoas. Mas em algumas situações, esse “estado de atenção” pode ser benéfico. Um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelou que estudar quando se está moderadamente estressado, em vez de atrapalhar, aumenta a capacidade de aprendizagem.

“Os hormônios produzidos em situações de nervosismo fazem com o cérebro funcione melhor e, imediatamente, memorize mais dados”, afirma o autor da pesquisa, o neurocientista Hans Reul. Segundo ele, o cortisol e a adrenalina, hormônios produzidos em situação de stress, são responsáveis por turbinar o mecanismo de reprogramação de certos DNAs encontrados no cérebro. “Esse processo potencializa ou reduz o modo como alguns genes trabalham. Nesse caso específico, ele age positivamente sobre a aprendizagem”, diz.

De acordo com o neurocientista, na maioria das vezes, as memórias ruins são as que ficam conosco para o resto da vida, mais do que as boas. Ele explica que na história evolucionária do homem, esse processo pode ter ajudado os nossos antepassados a escapar de situações perigosas. Isso porque, a ação dos hormônios no cérebro – mais exatamente no hipocampo, área ligada à memória e à aprendizagem – evitou que as mesmas situações arriscadas se repetissem no futuro.

Hans, no entanto, salienta que se o stress em nível moderado auxilia a memorização, em graus mais altos pode provocar justamente o efeito contrário, além de ser prejudicial à saúde. “Quando estamos extremamente estressados, a memória deixa de ser eficiente. Cronicamente, stress muito alto e duradouro também não é bom para o cérebro.”

Fonte: Jornal Telegraphy

Comentar