19/10/2015
Vários Tribunais Regionais Eleitorais do país estão lançando concursos públicos para o preenchimento de vagas em cargos de nível médio e superior. Além das validades das últimas seleções estarem espirando, outro motivo é a sanção da Lei no 13.150, em julho deste ano, que criou 322 vagas de Técnico e Analista Judiciários, distribuídas pelos órgãos estaduais.
A medida visa foi aprovada depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constatou a existência de 166 zonas eleitorais desprovidas de quadro de pessoal próprio. Além disso, desde 2004 está sendo feito o processo de implementação de quadro de pessoal próprio da Justiça Eleitoral nos cartórios das zonas eleitorais.
Alguns concursos já estão em fase de inscrição em curso e outros estão aguardando o lançamento do edital. Confira como está o andamento em alguns desses órgãos.
TRE-PE
A validade do último concurso realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) expira em abril de 2016 e o órgão já contratou o Cespe/UNB como organizadora da próxima seleção. A expectativa é o edital seja lançado em breve.
TRE-PB
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) prorrogou mais uma vez o período de inscrições da seleção que oferece 19 vagas imediatas em cargos de Técnico e Analista Judiciário. A decisão foi tomada pelo órgão devido à greve dos bancos, o que tem dificultado o pagamento da taxa de inscrição por alguns candidatos. Os interessados podem se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), até às 14h o dia 20 de outubro. A prova será realizada no dia 29 de novembro.
TRE-RS
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) lançou o edital do seu concurso público que está oferecendo um total de 21 vagas. As inscrições podem ser feitas de 19 de outubro a 07 de novembro, no site do Cespe/UNB. A previsão é que as provas sejam realizadas no dia 20 de dezembro.
TRE-MT
Seguem abertas até o dia 21 de outubro, no site do Cespe/UNB, as inscrições para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). São quatro vagas para contratação imediata no cargo de Analista e oito para os cargos de Técnico, além da formação de cadastro de reserva em algumas áreas.
TRE-AP
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) também está com inscrições abertas para o seu concurso público, que oferece 4 vagas imediatas em cargos de nível médio e duas vagas de nível superior. A seleção vai ainda formar cadastro de reserva em diversas áreas. As inscrições encerram às 14h do dia 19 de outubro, no site da FCC. A prova será aplicada no dia 8 de novembro, na cidade de Macapá.
TRE-PI
Desde agosto o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) assinou o contrato com a banca Cespe/UNB para organizar a próxima seleção do órgão. Devem ser ofertadas um total de nove vagas, distribuídas em cargos de nível médio e superior, além da formação de cadastro de reserva. O edital deve ser lançado nos próximos meses.
CURSOS ONLINE DE DIREITO ELEITORAL
A professora Mércia Barboza vai abordar, em 21 horas aulas, os principais assuntos abordados cobrados por esta matéria nos concursos públicos dos Tribunais Regionais Eleitorais.
São quatro horas aula em que a professora Mércia Barboza vai resolver questões com foco na banca FCC. Apesar de ser baseado no edital do concurso do TRE-PB, o curso serve como base de estudos para os outros concursos de Tribunais.

Comentar