16/09/2014
Tem muito candidato que se desespera quando o concurso público cobra redação ou tem prova discursiva. No entanto, está se tornando cada vez mais comum as seleções cobrarem esse tipo de prova, além das questões discursivas.
Nós trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na hora de fazer sua prova discursiva ou de elaborar uma redação. Confira!
1) Montando um roteiro
Leia bem o enunciado e atente-se ao que ele pede. Pense com calma no conteúdo da resposta e, antes de redigir, monte um roteiro sobre os tópicos que precisam ser abordados. Se não quiser escrever o roteiro, faça-o mentalmente. Depois de responder, releia tudo e veja se, além de estar coerente e bem escrito, a pergunta do enunciado foi respondida.
2) Fundamente a resposta
A questão discursiva ou o tema da redação visam saber se o candidato tem conhecimento do assunto solicitado. A resposta deve ser dada de forma direta, porém sempre fundamentando o assunto tratado, demonstrando os seus conhecimentos sobre a temática. Para tanto, é possível utilizar exemplos, citações, esclarecimentos. Seja mais objetivo no início e no fim do texto, demonstrando um pouco mais de desenvoltura no miolo da resposta.
3) Se não tiver conhecimentos suficientes do assunto?
Caso isso ocorra, procure dar a resposta objetiva de acordo com seus conhecimentos, evitando dar exemplos ou fazer adendos para evitar erros.
4) Cuidado com a gramática!
Além de trazer a resposta correta, o candidato deve estar atento aos aspectos gramaticais, como ortografia, acentuação, regência, concordância, coerência e sintaxe, Assim, vai garantir que a escrita esteja correta e bem construída.
CURSO DE REDAÇÃO DO EJ
Começa no próximo dia 20 o curso de Redação para Concursos com o professor Daniel Souza. São 4 encontros de três horas cada onde o professor vai dar técnicas de redacionais, de interpretação temática e de produção textual. O aluno ainda tem direito a um acompanhamento com correção de redações.

Comentar