30/01/2016
Falta pouco mais de 3 meses para a prova do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para quem está em ritmo intenso de preparação, o blog do Espaço Jurídico traz algumas dicas fundamentais para otimizar o seu estudo!
Confira!
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Esta é com certeza a matéria mais importante deste concurso! Só para você ter ideia, no concurso que o órgão realizou em 2011, esta disciplina foi responsável por 67% do total da prova!
Outra coisa é que esta matéria é o segundo critério de desempate (o primeiro é a de candidatos acima dos 60 anos)
Por isso, dedique a maior parte do seu tempo para estudar os assuntos de Direito Previdenciário.
Dentre os conteúdos do edital, você pode focar nos seguintes:
- Lei 8.212/91, Lei 8.213/91 e Decreto 3.048/99;
- Artigos 194 e 195 da Constituição Federal;
- Muita atenção aos prazos de carência;
- Saiba os benefícios que não podem acumular (previstos no artigo 124 da Lei 8.213/91) o que não é proibido é permitido;
- Dê uma atenção especial aos benefícios previdenciários.
RACIOCÍNIO LÓGICO
- Os três principais assuntos são: Proposições, Porcentagens e Teoria dos Conjuntos.
- PROPOSIÇÕES: estude bastante as principais equivalências lógicas e negações de proposições compostas, e as propriedades das conjunções e disjunções. É importante saber também os principais conceitos de proposições, saber negar proposições e ter em mente os quantificadores lógicos.
- PORCENTAGENS: dominar regra de três é fundamental!
- TEORIA DOS CONJUNTOS: leia com muita atenção o enunciado e extraia a maior quantidade de dados possíveis! A correta interpretação do que a questão está pedindo é fundamental para você conseguir responder corretamente!
INFORMÁTICA
- Redes de computadores (topologia e escopo), Segurança da informação, além de Internet e Intranet (serviços, protocolos e regras de compartilhamento de dados) foram assuntos bem presentes em provas anteriores do INSS. É bom estuda-los com mais cuidado!
- Por se tratar, de uma autarquia federal, o INSS deve abordar, além dos softwares proprietários (Windows, Word e Excel), os softwares livres, como (Linux, Writer e Calc). Existem pequenas diferenças entre os dois tipos de softwares. Saiba quais são todas elas.
- Procure se inteirar sobre temas recentes e os que são alvo de ações governamentais, tais como a Lei 12965/14 (Marco Civil da Internet), os conceitos de Cloud Computing e Cloud Storage (computação e armazenagem e dados em nuvens)
DIREITO CONSTITUCIONAL
- O art. 5º da Constituição Federal costuma ser cobrado com muita frequência nos concursos públicos de modo geral. Dentre os dispositivos, procure dar uma atenção especial a: “Proteção às associações”, “Direito de reunião” e “Liberdade religiosa e filosófica”.

Comentar