25/06/2015
MENSAGEM AOS BACHARÉIS
Depois de todos aqueles anos de faculdade, eis que surge, no caminho do bacharel em direito, uma pedra!
O obstáculo tem nome: Exame de Ordem!
A elaboração de peças profissionais é o que mais atormenta o bacharel na preparação para a 2ª Fase do Exame de Ordem.
Isso é natural, pois na faculdade o estudante de direito não é formado para a advocacia.
O examinando se sente órfão ao se deparar com o natural pragmatismo da construção de uma peça profissional, realidade estranha ao que aprendeu durante a sua formação universitária.
O estudante, que tanto se dedicou a “defender uma tese” em sua monografia, envolvido pelo universo acadêmico, é “jogado aos leões”, forçado a raciocinar como se advogado fosse.
Para o bacharel que estagiou em escritórios de advocacia, a dificuldade reside no hábito de redigir peças extensas, rebuscadas, repletas de citações doutrinárias e “preliminares” infindáveis, tudo isso fruto da técnica do “copiar” e “colar”.
Não é fácil abandonar o “mouse” e se adaptar a uma simples caneta, corporificando, de próprio punho, uma peça, sem a correção do “Word”, sem modelos, sem o “Google”
Difícil dizer a alguém que, por 5h, o seu Google será a CLT e o Vade Mecum!
Alguns alunos perguntam: qual a maior dificuldade da prova da segunda fase?
Respondo, sem pestanejar: o tempo!
O tempo é o maior inimigo do bacharel na 2ª Fase do Exame de Ordem.
Tal como na vida, ele é implacável.
A minha proposta de preparação é simples: transpiração!
O bacharel não fará uma boa prova contando apenas com a “inspiração”.
Só os tolos agem assim, aguardando, por toda uma vida, a “luz divina”!
Transpirar é repetir, repetir, repetir…
Fazer e refazer inúmeras peças profissionais.
Memorizar boa parte de sua construção.
Decorar argumentos.
Preparar a CLT.
O que leva o bacharel à vitória final é a transpiração!
A transpiração está retratada no esforço em assimilar os padrões que se repetem nas peças profissionais; em organizar as obras, com remissões e marcações; em estudar pontos do programa que, rotineiramente, são exigidos.
O desejo vem da alma e é muito importante.
Mas o segredo do sucesso não está no sonho.
Está na dedicação para realizá-lo!
‘Se o seu futuro habita tão somente seus sonhos, então vá dormir’ (frase inspirada em um trecho do livro “Corta Pra Mim”, do jornalista Marcelo Rezende – Editora Planeta)”
Com essa mensagem, o professor Gustavo Cisneiros convida vocês para a preparação da 2ª fase do XVII Exame da OAB em Direito do Trabalho.
São duas turmas: uma no Espaço Jurídico de Boa Viagem, pela manhã, e outra no EJ da Boa Vista, à noite. As aulas começam no dia 21 de julho, logo após a prova da 1ª fase da OAB. A carga horária inclui 51 horas aula, mais 30 horas de vídeoaulas e ainda a realização de quatro simulados. Depois da aplicação de cada simulado, o aluno receberá o espelho de correção e o “calcule a sua nota”, em que poderá medir o seu desempenho.
Os alunos têm direito a receberão uma apostila elaborada especificamente para a prova da 2ª fase e a um resumo de Direito do Trabalho.
No curso serão elaboradas mais de 40 peças profissionais, abarcando peças de exames anteriores e peças elaboradas pelo professor, explorando importantes temas discutidos no TST. Além das peças, serão resolvidas mais de 100 questões abertas, comentadas em vídeos, disponibilizados, para todos os alunos, no site do Espaço Jurídico.
Os alunos não aprovados contam com a assistência recursal do professor, incluindo a revisão do recurso.
Alunos e ex-alunos do EJ e da OAB têm desconto!

Comentar