06/06/2011

Ok, o título deste post foi um tanto exagerado, afinal, as bancas estão apenas fazendo seu trabalho. Elas não são inimigas – a desmotivação é que é a verdadeira oponente aqui-, mas não custa nada conhecer de perto a organizadora responsável por fazer a sua prova, não é mesmo?  Quem se previne, prevenido está. ;)


CESPE/UNB

As provas do Cespe são as mais bem elaboradas no segmento de concursos públicos. As questões são principalmente do tipo certo ou errado, nas quais cada erro anula um acerto -  esse é o chamado fator de correção. Os conteúdos nas provas do Cespe exigem mais que memorização. O candidato precisa ter capacidade de interpretação e de entendimento interdisciplinar. O Cespe organiza concursos de âmbito federal e estadual.

Esaf- Escola de Administração Fazendária

As questões da Esaf são sempre de múltipla escolha. É comum não serem cobrados todos os itens do edital, no entanto, as provas costumam ser extremamente bem elaboradas. Como a maioria dos concursos que a banca organiza é ligada ao Ministério da Fazenda (MF), as questões quase sempre abordam assuntos da área econômica. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.

FCC – Fundação Carlos Chagas

Invariavelmente, as questões elaboradas pela FCC são de múltipla escolha, sem fator de correção e cobram todos os itens do edital. Por isso, é importante que o candidato estude bem todo o conteúdo proposto. “Em Língua Portuguesa, há equilíbrio entre Texto e Gramática”, aponta o professor José Almir Fontella, há 45 anos no magistério de Língua Portuguesa. Os concursos organizados por essa banca são federais, estaduais e municipais.

Funrio – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência

Geralmente, as questões da Funrio são longas e exigem que o candidato tenha boa memória, mais do que raciocínio, pois cobram conteúdos decorativos. Os enunciados costumam ser complexos. A Funrio organiza concursos federais e estaduais.

Cesgranrio – Fundação Cesgranrio

O estilo da Cesgranrio é semelhante ao da Fundação Carlos Chagas (FCC).  Em Atualidades, cobra elementos do cotidiano. Costuma utilizar gráficos e imagens, o que exige do candidato capacidade de visualização e de interpretação. Essa banca organiza concursos federais e estaduais.

FGV – Fundação Getúlio Vargas

As questões de provas elaboradas pela FGV não possuem muita homogeneidade. Podem ser mais complexas, bem elaboradas e longas ou requererem conteúdos memorizados. Os enunciados pedem análise de itens, exigindo do candidato a correlação dentre o certo e o errado. O estilo dessa banca se assemelha com o da Fundação Carlos Chagas e o da Cesgranrio. A FGV organiza concursos federais e estaduais.

Fonte (com adaptações): http://blogcocp.blogspot.com/2011/05/estilo-das-principais-bancas.html

Comentar