09/03/2012

Aqui vão dicas sobre Complemento Nominal. É isso, direto ao ponto. Vamos lá? Opa, já fomos!

Olá, amigos concurseiros. Nossa maratona de estudos continua!E por falar nisso, quem já teve dúvida sobre complemento nominal? Espero que curtam algumas dicas!

Já sabemos que o complemento nominal se encontra no grupo dos termos integrantes da oração ao lado do objeto direto, do objeto indireto e do agente da passiva.

O complemento nominal é o termo integrante da oração que completa a significação de alguns nomes, sempre com o auxílio de uma preposição. (Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos. Rodrigo Bezerra).

Atenção: O substantivo, o adjetivo e o advérbio podem exigir complemento nominal. Se isto ocorrer, estas classes serão acompanhadas de preposição.

Ele é perito (adjetivo) em cirurgia (c. nominal).

Ela está longe (advérbio) da verdade (c. nominal).

O torcedor tinha em seu time (o time é o alvo da fé = c. nominal).

Até aqui não há complicação. No entanto, há casos em que podemos confundir complemento nominal e o adjunto adnominal.

Atenção: adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem por finalidade a caracterização ou a determinação de um substantivo. (Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos. Rodrigo Bezerra).

Dicas:

1) Tratando-se de substantivo concreto o termo que a ele se liga por preposição é, sempre Adjunto Adnominal: rádio de cabeceira, torre de marfim, sol da manhã, homem sem responsabilidade:

Recebi o livro (subst. concreto) de literatura (adj. adnominal).

homens (subst. concreto) sem responsabilidades (adj. adnominal).

2)Quando o termo introduzido por preposição aparecer ligado a um substantivo abstrato pode, em princípio, ser adjunto adnominal ou  complemento nominal. Para distinguir um do outro, basta usar o seguinte raciocínio:

Se esse termo estiver funcionando como o alvo, o destino da ação, ou seja, sobre quem recai o fato, classificamos como complemento nominal, caso contrário, se for o agente do fato será adjunto adnominal. Vejam os exemplos:

A resposta ao entrevistado provocou-lhe tristeza.(complemento nominal)

A resposta do entrevistado surpreendeu a todos. (adjunto adnominal)

3)Tratando-se de adjetivo, ou advérbio, não há a menor dúvida: o termo que a eles se liga por preposição é, sempre complemento nominal: ofensivo à honra, prejudicial à saúde, contrariamente aos nossos desejos:

Ele é perito (adjetivo) em cirurgia (c. nominal).

Ela está longe (advérbio) da verdade (c. nominal).

4)O adjunto adnominal indica tipo, matéria, posse. Observe a diferença:

Ele tem amor de mãe => indica o tipo de amor: materno. Ou seja: Ele tem amor materno. (adjunto adnominal)

Ele tem amor à mãe => à mãe é o alvo do amor => C. Nominal.

Bom estudo!

Cedido pela professora auxiliar de Língua Portuguesa Fabíola Cândido

Comentar