09/04/2013

Da semana passada faltou o gabarito e os comentários de português. Faltou não, faltava!  Aqui vai o material da Aula 1 de Português, que a prof. auxiliar Glaucia Dornellas preparou para você. Vamos a ele? E as questões, não esqueça, estão aqui .

Ao meio dia postaremos o material das aulas de hoje e às 16h, o gabarito comentado de Dir.Administrativo. Fiquem de olho. ;)

Comentários da 1ª aula de questões – Português

1- O papel da Defensoria é justamente auxiliar aos que desconhecem seus direitos, o que torna a alternativa “A” errada. Em outras palavras cabe destacar que, tal Órgão Público tem o dever de atua de forma a proteger (tutelar) o hipossuficiente, o que provoca o erro da alternativa “E”. Já na alternativa “B”, Justiça tem sentido mais amplo e nem sempre estará ligado ao Poder Judiciário. Na alternativa “C”, a intenção do autor não é qualificar ou descrever, e sim discutir sobre o assunto, ou seja, possui relações de subordinação (causa e efeito) – Gabarito: Alternativa “D”.

2- Alternativa “A” => Apesar de o texto seguir sua correção gramatical, na mudança do vocábulo ‘desigualdades’ por ‘mazelas’, o sentido no contexto não será o mesmo.

Alternativa “B” => A palavra ‘ideal’ que aparece no texto não é adjetivo e sim predicativo do sujeito. A oração [que se realiza pacificamente] é adjetiva e pode ser modificada pelo vocábulo ‘pacífico’.

Alternativa “C” => A expressão ‘o qual’ retoma ‘o Poder Judiciário’.

Alternativa “D” => O pronome ‘a’ retoma a palavra ‘Justiça’.

Alternativo “E” => Os vocábulos ‘pacífica’ e ‘contenciosamente’ significam respectivamente ‘amigável’ e ‘litígio/briga’. É o gabarito da questão.

3- Alternativa “A” => Não se trata de uma garantia absoluta, mas sim relativa, ou seja, parcial.

Alternativa “B” => A participação dos cidadãos é indireta, por serem representados através dos projetos apresentados nos Órgãos competentes.

Alternativa “C” => Não, a democracia representativa, se originou em alguns fatores que inviabilizavam a participação política direta, como: número de cidadãos, extensão territorial e tempo.

Alternativa “D” => Segundo o autor, de toda a população não, somente parte do povo.

Alternativa “E” => O texto dispõe que o governo democrático apresenta um “lado sombrio” por possuírem detentores de poder excepcional, quer dizer, que tende a atender uma pequena parte dos representados.

4- Alternativa “A” => Não manteria a coerência por apresentarem sentidos diversos:

“sob = debaixo de, por baixo de, ao abrigo de (ex.: sob a proteção da lei).”

“sobre = acima, por cima.”

Alternativa “B” => Gabarito.

Alternativa “C” => O vocábulo “recorde” é paroxítona e não existe a possibilidade de ser acentuado. Ocorre muita dúvida dos candidatos ao se depararem com essa palavra acreditando ser também um exemplo de proparoxítona, o que não é! Existe uma hipótese dela aparecer com outro sentido, exemplo: ‘É bom que ela recorde todo o conteúdo na hora da prova.

Alternativa “D” => As palavras são sinônimas, o que se admite, portanto, as duas formas.

Alternativa “E” => O elemento implícito na frase é “interesses” e não “indivíduos”, como a questão apresenta.

5- Alternativa “A” => O verbo “manterem” está diretamente ligado a “as elites”.

Alternativa “B” => O verbo existir deve ser conjugado no plural na oração “existia alguns fatores inviabilizadores.

Alternativa “C” =>A palavra é paroxítona e não proparoxítona como alguns pensam. Não existe acentuação nesta palavra. Ex.: O jogador Messi bateu o recorde de gols esse ano. Tal palavra poderá ainda ser representado Na 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo (ex.: É bom que ela recorde todo o conteúdo na hora da prova.

Alternativa “D” => O sentido seria mantido na substituição dos vocábulos destacados, por serem sinônimos.

Alternativa “E” => Gabarito.

6- As comunicações oficiais devem acompanhar o uso padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Destaca-se ainda que segue os princípios constitucionais “Publicidade” e “impessoalidade” presentes no art. 37. Gabarito alternativa “C”.

7- Questão ERRADA. As “condições contraditórias” não decorrem apenas da dificuldade que o indivíduo tem como ser individual, em contínua transformação, mas também como ser social.

8- Questão CERTA. O autor apresenta no texto a grande dificuldade que o ser humano tem em entender-se, por um lado, como um indivíduo singular em certos momentos, por outro, como um membro da sociedade.

9- Questão ERRADA. O plural utilizado no verbo fundamentar (fundamentam), ao ser substituído pelo singular comprometeria tanto o sentido, quanto a coesão do texto, visto que está ligado a expressão “essas teorias políticas e econômicas”. Pergunta-se: ‘Essas teorias políticas e econômicas se fundamentam em que?’ (… em cada uma das ideologias.)

10- Questão CERTA. A presença do termo apontado transforma a  oração.  Apesar de ser desnecessária sua aplicação, nada impede sua inserção.

11- Questão CERTA. São várias as funções dos dois pontos. Nessa questão ocorre a supressão da conjunção causal, ou seja, tanto poderia substituir pelo conectivo ‘porque’ como por ‘visto que’, ‘já que’.

Comentar