01/10/2011

Analisamos os concursos mais quentes do momento e gostaríamos de compartilhar com você nossas conclusões. Acreditamos que todos que estão se preparando para o TRE-PE e o TJ-PE vão ficar felizes com este post. Afinal, fazemos um parâmetro entre os dois certames que pode ser (e é!) muito útil para quem vai se inscrever nos dois ou não tem certeza em qual deve se inscrever. Vamos lá?

Podemos apontar algumas diferenças em relação aos editais do TRE (edital de 2011) e do TJ (baseado no  edital de 2007). Vamos classificá-las basicamente em dois tipos, quanto às matérias exigidas, e quanto ao conteúdo programático das matérias comuns. Para facilitar o entendimento, dividiremos os comparativos pelos cargos semelhantes.

Em relação às matérias exigidas:

Técnico Administrativo:

Conhecimentos Gerais: Arquivologia no TRE; lei 6123 e Raciocínio Lógico no TJ. Comum: português e informática.

Conhecimentos específicos: esse é completamente diferente, no TRE, temos constitucional, administrativo, eleitoral e noções de administração. No TJ, temos civil, processo civil, penal e processo penal.

Analista Administrativo do TRE e Analista Judiciário TJ (lembrando que apesar da nomenclatura diferente, ambos são para nível superior em qualquer área):

Conhecimentos Gerais: lei 6123 e raciocínio lógico no TJ. Comum: português e informática.
Conhecimentos específicos: eleitoral, AFO e Administração no TRE. Comum: administrativo, constitucional, civil, processo civil, penal e processo penal.

Analista Judiciário do TRE e oficial de justiça TJ :

Conhecimentos Gerais: lei 6123 e raciocínio lógico no TJ. Comum: português e informática.
Conhecimentos específicos: eleitoral e Administração no TRE. Comum: administrativo, constitucional, civil, processo civil, penal e processo penal.

Em relação ao conteúdo programático comum e qual concurso exige o menor:

Técnico Administrativo: as disciplinas são todas diferentes, a não ser português e informática. No total, temos 7 disciplinas para o TRE e  8 para TJ. A quantidade de matéria a ser estudada se equivale.

Analista Administrativo do TRE e Analista Judiciário TJ (lembrando que apesar da nomenclatura diferente, ambos são para nível superior em qualquer área): quanto às matérias comuns, o programa do TRE é infinitamente maior do que do TJ. Quanto a quantidade, temos 11 matérias para o TRE e 9 para o TJ.

Analista Judiciário TRE e Oficial de Justiça TJ: aqui se percebe, apesar de algumas matérias comuns, mais conteúdo cobrado para o concurso do TRE.

Concluindo:

Ccaso o candidato tenha começado a estudar há pouco tempo, o TJ se apresenta como uma melhor oportunidade, com menos conteúdo para se  estudar. Caso o candidato já tenha algum tempo de estudo, vale a pena focar o TRE, e fazer o TJ como uma segunda opção.

Gostaram? Então vamos estudar!

Comentar