03/03/2015
Se pudesse estudar 16, 18 horas por dia para um concurso, você acha que assim seria aprovado mais rapidamente? Talvez você acredite que sim, mas não necessariamente!
É claro que conseguir dedicar um bom tempo para os estudos é bem valioso, mas se não houver qualidade, o aprendizado pode ser prejudicado! Esse é apenas um dos hábitos errados que muitos concorridos têm e que podem estar prejudicando a chegada da tão sonhada aprovação.
Confira alguns desses hábitos que você pode desenvolver para otimizar suas horas de estudos:
1) Estudar com regularidade
Você precisa organizar suas horas de estudos. Seja bem realista e faça um cronograma definindo quantas horas por dia você tem para estudar. Lembre-se de deixar espaços livres para atividade física e lazer.
O importante é estudar todos os dias, mesmo que seja por poucas horas. A cada tempo estudado, é preciso ter uma pequena pausa para descansar.
2) Manter a concentração
Primeiro passo: na hora dos estudos é preciso ficar longe do celular, televisão, rádio, redes sociais! Nada que possa tirar sua concentração. O silêncio é fundamental para te manter no foco. Se ficar muito ansioso para dar aquela olhada no celular, deixe para os momentos de pausa, mas respeite os poucos minutos que estabeleceu para isso.
Tenha um local confortável para estudar. Procure ficar sempre sentado e nunca deitado pois assim você relaxa demais e pode ficar com sono. O lugar precisa ser iluminado e ventilado
3) Garantir a produtividade
Cada pessoa tem um horário em que estão mais dispostas. Preste atenção qual é esse horário e procure concentrar seu cronograma para o período em que você rende melhor. Se estiver muito cansado, não tente estudar, é melhor relaxar o corpo e no dia seguinte retomar seus estudos.
Quando estiver estudando, faça pausas para alongar o corpo. Faça exercícios de alongamento para o pescoço, as costas e as pernas.
4) Aprender a elaborar questões
Que tal ter seu dia de examinador de uma banca organizadora? Brincadeiras à parte, pegar os assuntos e tentar elaborar questões de prova é uma das técnicas que ajuda muita nos seus estudos.
Você pode utilizar títulos e subtítulos de livros para ter ideias. Tente responder às questões elaboradas e veja se ainda tem dificuldades ou se está conseguindo absorver bem o assunto. Assim você revisa o que foi estudado e ainda se prepara para possíveis questões que vão cair na sua prova.
5) Dominar o medo e visualizar sucesso
Sentir ansiedade e nervosismo antes da prova é perfeitamente normal. Porém, se não forem controlados, esses sentimentos podem botar toda a sua preparação a perder!
Por isso, a mentalização positiva pode te ajudar muito. Após terminar seu horário de estudos, feche os olhos e acalme a respiração. Tente se concentrar e se imaginar chegando no dia da prova, sabendo fazer as questões, com a sensação de confiança, lembrando de tudo o que estudou. Faça isso todos os dias, quanto mais praticar, mais relaxado irá ficar no dia da prova.
6) Não estudar de véspera
Não adianta querer revisar ou até aprender algum assunto na véspera da prova. Isso só vai te deixar ansioso, com medo e com certeza pode te prejudicar no dia seguinte.
Reserve esse dia para alguma atividade prazerosa como ler um livro, assistir a um filme, sair com amigos. Mas vá dormir cedo porque uma boa noite de sono é fundamental!
Não esqueça de já deixar separados os materiais que vai precisar no dia da prova, como documentos, cartão de inscrição, canetas e lanches.

Comentar