09/10/2012

Gostaram do título do post? Bem alusivo a nossa realidade, né não? Pois é, então não nos resta alternativa a não ser treinar e treinar e treinar e treinar e, bem, vocês entenderam :D Vamos lá a uma questão de lógica então.

(FCC – 2012 – MPPE – ANALISTA MINISTERIAL – AREA JUDICIÁRIA) Em uma festa havia apenas casais e seus respectivos filhos naturais, que chamaremos de meninos e meninas. A respeito dessas pessoas presentes na festa, sabe-se que:

- havia mais meninos do que meninas;

- não havia casais sem filhos;

- cada menino tem uma irmã.

Apenas com os dados fornecidos, com relação às pessoas presentes na festa, é necessariamente correto afirmar que há

(A) mais mulheres do que homens

(B) menos pais do que filhos

(C) casais com dois filhos e uma filha

(D) casais com apenas uma filha

(E) o mesmo número de homens e mulheres

RESOLUÇÃO:

Para resolvermos esse problema, tomemos como verdade que tanto marido como filhos integram o grupo dos homens; e, por sua vez, mulher e filhas são consideradas como integrantes do grupo das mulheres.

Então de cara nós podemos eliminar a letra E (o mesmo número de homens e mulheres), pois temos o grupo formado por casais e filhos, havendo mais meninos do que meninas e não havendo casais sem filhos, dessa forma desigualando a quantidade de pessoas de sexo diferente (mais homens que mulheres).

Da mesma forma não há condições de termos a letra A (mais mulheres do que homens), pois se a questão diz que “havia mais meninos do que meninas”, não podemos necessariamente afirmar que há mais mulheres do que homens.

Poderemos também eliminar a letra D (casais com apenas uma filha), pois se “não havia casais sem filhos “ e “cada menino tem uma irmã” é lógico que não vai ter casal com só uma filha.

Restando então as letras B e C.

Logo, não poderemos “necessariamente afirmar” que há “casais com dois filhos e uma filha”, já que pode haver casais com mais de dois meninos e uma só menina, afinal “cada menino tem uma irmã” podendo ter 3 ou mais filhos, ficando na certeza de que seria apenas 1 menina.

O que poderemos “necessariamente afirmar” é o fato de que há, sim, menos pais do que filhos, pois temos a impressão de que existem mais filhos do que filhas em uma mesma família, e só isso basta pra superar em números os pais, além de que não havia casais sem filhos.

RESPOSTA: LETRA B

Cedida pelo professor auxiliar Bruno Casimiro

Comentar