A ansiedade e os concursos

Por: admin | Comentários encerrados.
15/11/2016
“Quando a banca vai ser escolhida?”. “E o edital, será que sai esse ano ainda?”. “Quantas vagas serão oferecidas?”. “Será que eu vou passar?”. Essas são algumas das dúvidas que surgem na cabeça dos concurseiros.
No caso de quem vai fazer o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), cada passo do processo licitatório para a escolha da banca é quase uma tortura. O pregão eletrônico, iniciado em julho, já está em sua nona arrematante e a organizadora ainda não foi definida. Essa indefinição traz muitas angústias para os candidatos, o que pode acabar atrapalhando nos estudos.
Vivemos atualmente uma epidemia de casos de ansiedade. O ritmo agitado de vida, aliado à predisposição individual, além de pessoas que estão passando por momentos de tensão, como é o caso da preparação para um concurso público, pode resultar em sintomas de ansiedade e perda de qualidade de vida.
A ansiedade pode ocasionar falhas de memória, insônia, irritabilidade, impulsividade, deixando o indivíduo à flor da pele, gerando baixa produtividade em relação aos estudos.
Mas o que é possível fazer para minimizar os sintomas de ansiedade? Veja algumas dicas:
ATIVIDADE FÍSICA
Procure ter uma vida ativa, inserindo alguma modalidade esportiva e exercícios físicos regulares.
ALIMENTAÇÃO
Pessoas ansiosas podem ter disfunções alimentares. Muitas pessoas engordam por busca intensa de alimentos calóricos (principalmente chocolate, doces e guloseimas, que reduzem a ansiedade e ativam o sistema de recompensa cerebral). Outras acabam emagrecendo, por alimentação hipocalórica e excesso de atividade física e mental. É importante buscar uma alimentação saudável e equilibrada.
CUIDADO COM OS EXCESSOS
Tudo que é demais corre o risco de ser prejudicial. Se a alimentação e as atividades físicas precisam ser realizadas de forma moderada, é preciso ter cuidado com os excessos de horas de estudo. De nada adianta você passar o dia inteiro estudando, sem reservar horários para o descanso mental e algumas horas de lazer por semana. Isso é fundamental para sua qualidade de vida!
AJUDA DE UM PROFISSIONAL
Se os sintomas da ansiedade estão te limitando nas atividades do dia a dia e te deixando isolado dos familiares e amigos, é hora de procurar tratamento com um médico. Não hesite em procurar ajuda de um profissional.

Comentar