05/07/2011

Material de informática para você. Não foi fácil deixar o post todo bonitinho, com as imagens certinhas nas questões, mas quer saber? Você merece isso e muito mais! Agora teste o seu conhecimento e diga pra gente como se saiu. ;)

Acerca de conceitos de sistemas de informações e de segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

1. Backup, um procedimento que deve ser realizado mensal ou anualmente, tem a finalidade de garantir a proteção de dados, inclusive contra ataques de worms.

2. A informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante para os negócios, tem valor para a organização e, por isso, deve ser adequadamente protegida.

3. Disco Rígido externo pode ser usado para realização de cópia de segurança. Nesse caso, é desnecessário manter uma cópia dos arquivos no disco rígido do computador de origem.

4. Caso se deseje copiar um texto da página visualizada com o IE8 para um arquivo editado com o Writer do BrOffice, devese selecionar o texto e alterar a fonte para um tipo disponível no BrOffice, uma vez que existe incompatibilidade de fonte entre os aplicativos do Windows e do BrOffice.

Com relação ao Windows XP, julgue os itens que se seguem.

5. Quando devidamente configurado, o Windows XP pode permitir que um arquivo excluído e enviado para a Lixeira seja restaurado. Existe, entretanto, a possibilidade de se configurar a Lixeira de forma que os arquivos excluídos não sejam para ela movidos.

6. Ao se clicar o ícone correspondente a um arquivo que armazena um documento Word 2003 presente na desktop do Windows XP, o Word não será aberto. Por outro lado, se for aplicado um clique simples com o botão direito do mouse sobre o referido ícone, o Word 2003 será aberto e o conteúdo do arquivo associado ao ícone será exibido na tela do computador.

A figura acima mostra uma janela do Word, com um texto em processo de edição. Nesse texto, a expressão “União Européia” é o único trecho formatado como negrito e a palavra “continente” está selecionada. Com relação a essa figura e ao Word, julgue os itens a seguir.

7 – Para aumentar em 25% o tamanho da fonte da palavra “continente”, é suficiente alterar o número 8, em ,para o número 10. Se, em seguida, clicar-se o botão , o tamanho de fonte 10 na palavra continente será alterado para 8, o que representará uma redução de 20% no tamanho 10 da fonte.

8. A formatação em negrito que está aplicada à expressão “União Européia”, na segunda linha, será removida ao final da seguinte seqüência de ações: clicar o botão ; posicionar o ponteiro do mouse imediatamente à esquerda da palavra “União”; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; posicionar o ponteiro do mouse imediatamente à direita da palavra “Européia”; liberar o botão esquerdo do mouse.

9. Ao se clicar o botão , será iniciada a ferramenta Ortografia e gramática, que tem como função principal auxiliar o usuário a verificar se o texto possui erros de grafia e(ou) de gramática.

A figura acima mostra uma janela do Word 2003, com parte de um documento em processo de edição. Nesse documento, a palavra “brasileira” está selecionada. Com relação a essa janela do Word, ao referido documento e ao Word 2003, julgue os itens que se seguem em (C) CERTO ou (E) ERRADO.

10. Para copiar a palavra “brasileira” para a área de transferência, é suficiente pressionar e manter pressionada a tecla ; acionar a tecla ; em seguida, liberar a tecla  .

Gabarito:

1-E

2-C

3-E

4-E

5-C

6-E

7-C

8-C

9-E

10-C

Material cedido pelo professor Marco Guimaraes

Comentar