13/01/2014

Vocês podem até estar cansados dos trocadilhos com Lógica, mas do material, duvidamos que estejam. Claro, né? Quanto mais material, mais vocês aprendem e mais se preparam. Hoje temos duas questões comentadas. Vamos a elas?

1)(Analista de Saneamento/EMBASA/2010/CESPE) Caso a proposição “Se a EMBASA promover ações de educação ambiental, então a população colaborará para a redução da poluição das águas” seja V, a proposição “Se a EMBASA não promover ações de educação ambiental, então a população não colaborará para a redução da poluição das águas” também será V.

Errado Em uma das três formas de verdade de uma condicional da primeira proposição (FV) não vai ser possível ter como resultado V a segunda proposição.


2) Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras — V — ou falsas — F —, mas não como ambas. Se P e Q são proposições, então a proposição “Se P então Q”, denotada por P→Q, terá valor lógico F quando P for V e Q for F, e, nos demais casos, será V. Uma expressão da forma ¬P, a negação da proposição P, terá valores lógicos contrários aos de P. P→Q, lida como “P ou Q”, terá valor lógico F quando P e Q forem, ambas, F; nos demais casos, será V.

Considere as proposições simples e compostas apresentadas abaixo, denotadas por A, B e C, que podem ou não estar de acordo com o artigo 5.º da Constituição Federal.

A: A prática do racismo é crime inafiançável.

B: A defesa do consumidor deve ser promovida pelo Estado.

C: Todo cidadão estrangeiro que cometer crime político em território brasileiro será extraditado.

De acordo com as valorações V ou F atribuídas corretamente às proposições A, B e C, a partir da Constituição Federal, julgue os itens a seguir

(Analista do Seguro Social/INSS/2008/CESPE) De acordo com a notação apresentada acima é correto afirmar que a proposição (¬A)∨(¬C) tem valor lógico F.

Errado De acordo com a Constituição Federal as letras A e B são corretas (art 5º, incisos XLll e XXXll). No entanto, em seu art. 5º inciso Lll, não será considerada a extradição de estrangeiro por crime político, sendo então o item lll considerado Falso. Dessa forma a proposição (¬A)∨(¬C) tem valor lógico V .

Cedido pelo prof. Bruno Casimiro.

Comentar