26/06/2012

Opa, opa, aqui vai a segunda questão de Direito Constitucional voltada para o TRF! Então, se você vai fazer a prova para o TRF 5ª Região, tem que ler e fazer. Claro que vem comentário, né? Tudo para você se sair bem neste esperado concurso!

2. (FCC – TRF 2 – Anal.Jud. – Execução de Mandados – 2012) Considere as seguintes assertivas a respeito do Congresso Nacional:

I. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

II. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre a transferência temporária da sede do Governo Federal.

III. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre a fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas.

IV. Compete privativamente ao Senado Federal autorizar, por um terço de seus membros, a instauração de processo contra os Ministros de Estado.

De acordo com a Constituição Federal brasileira, está correto o que consta APENAS em

(A) I, II e IV.

(B) II, III e IV.

(C) I, II e III.

(D) II e III.

(E) I e IV.

Comentários:

I – Assertiva verdadeira. Mas, como em concursos costuma-se misturar as características de Câmara de Deputados e do Senado Federal, segue uma tabela com as diferenças entre as duas Casas que compõem o Congresso Nacional:

Câmara de Deputados Senado Federal
Representantes do povo Representantes dos Estados/DF
Mandato de 4 anos (1 legislatura) Mandato de 8 anos (2 legislaturas)
Sistema Proporcional

(Mínimo de 8 e Máximo de 70)

Sistema Majoritário

3 Senadores/Estado → + 2 suplentes

Idade mínima: 21 anos Idade mínima: 35 anos

II – Verdadeira. Corresponde ao art. 48, VII da CF/88: “Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre: VII – transferência temporária da sede do Governo Federal;”

III – Correto. Art. 48, III: “fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas.” Acrescente-se que nesse caso não só é necessária a sanção do Presidente da República, como também é sua a competência privativa para deflagrar o devido processo legislativo, conforme art. 61, § 1º, I da Constituição Cidadã.

IV – Errado. A competência para autorizar a instauração de processos contra os Ministros de Estado é exercida pela Câmara de Deputados, sendo exigido o quorum de aprovação de dois terços.

Logo estão corretas as assertivas I, II e III. Gabarito: letra C

Cedido pelo professor auxiliar Daywson Oliveira

Comentar