18/12/2015
Por Leandro Piccini *
Você sempre leu e ouviu que ter um hábito de estudos ou desenvolver uma rotina de estudos de qualidade é muito importante. Mas o que você não sabia é que tanto a rotina quanto hábito podem te atrapalhar também.
No artigo de hoje quero te mostrar algo que pode estar influenciando a qualidade das suas horas de estudos para pior sem que você perceba. Quero passar várias dicas para você resolver esses problemas, conseguir melhorar resultados nos seus estudos e aprender com eficácia.
Os dois limitadores das suas horas de estudos diárias
Muitos estudantes e concurseiros entram em contato comigo mencionado o fato de não conseguirem estudar por muito tempo. Alguns até ficam com dúvidas se há um limite de tempo para estudar por dia.
Para esclarecer essa dúvida de vez: não existe um limite de tempo diário para estudar e aprender! O que irá limitar seu tempo de estudo diário serão dois fatores que têm grande impacto na qualidade dos seus estudos:
1) Sua rotina de vida diária
2) Seu hábito de estudos
Vamos analisar cada uma das duas para você entender de que maneira os dois limitam seu tempo de estudos diário.
1) Como sua rotina de vida influencia nas suas horas de estudo
Eu sei que, de início, isso pode parecer estranho e você pode querer perguntar: “Prof. Piccini o que minha rotina tem a ver com o tempo de estudo?”. Mas vou explicar para você como ela influencia e MUITO seu estudo!
Imagine o seguinte cenário:
Amanda acorda às 6h e chega ao trabalho às 8h. Lá, o seu chefe solicitou que providenciasse um relatório sobre as vendas do mês, algo que era para ter entregue no dia anterior. Amanda passa das 8h às 10h tentando terminar o relatório, até que recebe o telefonema do banco falando que as parcelas do carro estão atrasadas. Durante o almoço, pensando nas contas, acabou sujando sua roupa com molho de tomate no restaurante. Ao voltar para a casa às 17h, após ser chamada atenção pelo chefe devido ao atraso, Amanda enfrenta um engarrafamento. Um carro colidiu com outro e por isso ela passa uma hora a mais no trânsito. Ao chegar em casa, toma banho, janta e às 19h irá começar a estudar as quatro horas diárias que ela estabeleceu a si mesma.
Agora eu pergunto: “Amanda irá conseguir estudar as 4 horas seguidas e ainda concentrada?”. Se ela tiver uma inteligência emocional muito forte, será capaz de esquecer tudo o que passou no trabalho e na rotina, desligar tudo e começar a estudar sem problema nenhum as quatro horas seguidas. Mas tanto você, quanto eu, sabemos que são raras as pessoas capazes de conseguir tal feito.
Você acabou de ver a rotina da maioria dos estudantes e concurseiros. Ela é estressante, e quando me refiro a estresse, não falo só na questão de passar raiva, mas em toda a carga emocional envolvida. Angústia, tristeza e desânimo fazem parte de uma rotina como essa.
Dificilmente o cérebro de uma pessoa estressada conseguirá se concentrar muito no estudo. Portanto, o limite de tempo para estudar de uma pessoa com uma rotina como essa é muito menor, pois seu cérebro está cansado e quer apenas se desligar de tudo.
Pessoas com rotinas parecidas com a da Amanda, ao final do dia ficam horas na frente do computador ou da televisão, isso porque o cérebro procura uma fuga, algo que lhes dê prazer depois de muito estresse.
Isso não significa que Amanda não conseguirá estudar, ao final desse artigo vou passar algumas dicas para estudar mais tempo e com mais qualidade, mas antes vamos entender como o hábito de estudar também influencia nas horas de estudo diárias.
2) Como seu hábito de estudo influencia nas suas horas de estudo diárias
Vou te propor um desafio! Nesse final de semana, faça uma corrida de três horas seguidas na rua. Sem parar. Praticamente uma maratona.
Se você já for uma maratonista parabéns, mas supondo que a maioria das pessoas que estão lendo esse artigo não sejam maratonistas, acredito que a primeira reação a um desafio como esses seria: “Tá doido Prof. Piccini? Não consigo correr nem 10 minutos, o que dirá três horas!”.
Isso é muito engraçado. A maioria das pessoas reconhecem seus limites físicos, mas são incapazes de reconhecer seus limites intelectuais. Vários estudantes chegam falando: “Professor, não consigo estudar nem 2 horas direito que já sinto sono, e é como se minha cabeça não entendesse nada”. Dai eu falo: “Ok, mas você está estudando há quanto tempo?”; E a pessoa responde: “Comecei ontem”.
Vou escrever uma frase e espero que você medite sobre ela constantemente em sua vida: “A natureza não dá saltos” (Gotfried Wilhelm Leibniz)
Pare de achar que você conseguirá estudar quatro horas seguidas com qualidade da noite para o dia! E não é porque você está olhando para um livro que você está estudando!
Estudar envolve concentração, assimilação e memorização. Olhar as letras não significa nada. Portanto um estudo de qualidade com concentração somente pode acontecer quando você construiu bases sólidas com o hábito de estudos.
Se você começar aos poucos e se dedicar todos os dias, aquela sua uma hora de estudos se transformará em quatro horas, com qualidade e concentração. Por isso, o hábito de estudos influencia na quantidade das horas estudadas.
Resumindo…
Como você pode perceber, suas horas de estudos são prejudicadas pela:
1 – Rotina de vida estressante
2 – Falta de um hábito de estudos
Se você se estressa muito em sua rotina, suas horas de estudos serão influenciadas para menos, ainda mais se você não tiver o hábito de estudar.
Agora, se você desenvolver um hábito de estudo forte, é capaz de aumentar suas horas de estudo, mesmo com uma rotina igual à da Amanda.
Lembre-se sempre: as áreas do cérebro responsáveis pelo estudo são fortalecidas à medida que você as utiliza, quanto mais se dedicar, mais horas de estudo você conseguirá ter com qualidade.
Dicas para melhorar a qualidade do seu tempo de estudo
Vou passar algumas dicas para você aumentar o seu tempo de estudo diário, mesmo em circunstâncias estressantes. São dicas simples, mas que te ajudarão muito.
Dica #01: Relaxe para aprender melhor
Se sua rotina é como a da Amanda, recomendo que antes de tudo chegue em case, relaxe e descanse. Não adianta tentar forçar, você não conseguirá se concentrar com uma mente agitada.
Tome um banho e, ao invés de ir para frente do computador ou televisão, deite-se coloque uma música calma e fique no quarto escuro relaxando. Se quiser, coloque o despertador para acordá-lo depois de uma hora de relaxamento.
Feito isso, poderá se dedicar aos estudos. Você perceberá como sua mente estará mais leve e pronta para se concentrar e aprender com eficácia.
Não se preocupe, você não estará perdendo tempo. Pelo contrário, você estaria perdendo mais tempo estudando com a mente cheia, pois não estaria aprendendo nada.
Faça um cálculo simples. Se você acha que está perdendo tempo tirando uma hora para relaxar, saiba que se você não relaxar, irá passar quatro horas na frente de um livro sem aprender nada.
Mas se você relaxar, irá ter três horas de estudo com qualidade, aprendendo e se concentrando de verdade.
Dica #02: Organize sua rotina de estudos e de vida
Quanto mais controlada e organizada for sua rotina, menos estresse você terá! Ao invés de acordar estressado todas as manhãs, tente acordar mais cedo com calma.
Ao invés de ficar o tempo todo correndo contra o tempo, entregando tudo atrasado, mantenha uma rotina de fazer as coisas no prazo. Isso evitará muitos problemas emocionais.
Ter uma rotina de vida com qualidade alivia o estresse e te deixa mais calmo para estudar e aprender com eficácia. Você melhora ainda mais quando tem uma rotina de estudos onde tem um tempo ideal para estudar todos os dias.
Ao fazer isso, você perceberá que está mais leve! Mesmo alguns problemas que podem ocorrer não te deixarão tão estressado.
Se você tem uma rotina certa e acorda feliz, entrega tudo no prazo, dificilmente um engarrafamento irá te estressar e atrapalhar seus estudos a noite. Agora se você acorda atrasado, esquece-se de entregar o relatório e ainda pega um engarrafamento, no final do dia seu estresse estará tão alto que não conseguirá estudar nem 10 minutos.
Dica #03: Tenha um hábito de estudos
Essa é a dica mais importante, pois o hábito de estudos é o exercício diário que você faz para melhorar seu aprendizado e aumentar seu conhecimento.
Quanto mais seu hábito de estudar e aprender estiver forte, mais você conseguirá suportar as dificuldades de uma rotina estressante e irá aprender, não importa a circunstância.
Agora depende de você…
Espero que com esse artigo você tenha percebido de que maneira sua rotina e seu hábito atrapalham seus estudos. Mas também espero que não fique apenas nisso!
Use as dicas que foram passadas para resolver esses problemas. Somente com sua dedicação é que as coisas podem melhorar, não adianta procurar uma fórmula mágica, é preciso dedicação diária.
* Leandro Piccini é estudioso da neurociência na educação e no desenvolvimento pessoal. É também coordenador do projeto Estudar e Aprender.

Comentar