13/07/2011

Mais uma questão de português (foi de uma prova da ESAF) enviada pelo professor Manoel Soares para você testar seu conhecimento da matéria.  Hoje, vamos ver como anda a sua pontuação,certo? Leia direitinho e descubra o erro ;) Boa sorte.

Assinale a opção em que o texto apresenta pontuação correta.

a) Há no mundo regiões que agora enfrentam problemas generalizados, infinitamente mais graves que, aqueles com que nos confrontamos em nossos piores momentos do passado.
b) Mas parece reinar, em toda parte a certeza de que hoje faz sentido lançar ideias à mesa e trabalhar sobre elas.
c) Tantas passagens – remotas ou recentes – da história, foram marcadas pela esterilidade, pela convicção coletiva de que nada do que se pensasse, dissesse, fizesse, tentasse, ousasse adiantaria alguma coisa, tão bloqueadas eram as perspectivas.
d) Hoje  vivemos o contrário disso. Sabemos que ideias, palavras e gestos têm o poder de fecundar o terreno do século que termina, do século que começa e que, vale a pena, por isso viver esse momento.
e) Se  aproveitamos com integridade, inteligência, trabalho e sentido de criação, não há limite para o que nos pode vir em troca. Se  perdermos essa oportunidade, se nos perdermos em banalidades neste ponto da história que reclama grandeza, sobrará depois um profundo remorso.

RESPOSTA LETRA “E”.

COMENTÁRIOS SOBRE AS  INCORRETAS.

a) A vírgula depois de “que” separa os elementos estruturais de uma comparação.

b) A vírgula depois de “reinar” separa o verbo do objeto direto ” a certeza”.

c) A vírgula depois de “história” separa  o verbo e o sujeito.

d) As vírgulas em “vale a pena” : a primeira separa o conectivo “que”  da respectiva oração; a segunda separa o verbo do sujeito “viver”.

Comentar