30/01/2014

Desta vez, sem trocadilhos, é realmente uma questão sobre Princípios da Administração Pública. Quem vai fazê-la? Todos que querem passar, certo? :D Vamos a ela?

23. (TCM-RJ/2008 – FGV – Procurador) A assertiva “que os atos e provimentos administrativos são imputáveis não ao funcionário que os pratica, mas ao órgão ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionário” encontra respaldo, essencialmente:

a) no princípio da eficiência.

b) no principio da moralidade.

c) no princípio da impessoalidade.

d) no princípio da unidade da Administração Pública.

e) no princípio da razoabilidade.

Gabarito: C.

Comentário

Segundo o princípio da impessoalidade, a Administração deve conferir tratamento igualitário aos administrados que se encontrem em uma mesma situação jurídica, sem discriminações, sejam elas benéficas ou prejudiciais. O princípio da impessoalidade impede, ainda, que o agente público se promova às custas das realizações da Administração Pública. Nos termos do art. 37, § 1º, da CRFB/88, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Comentar