29/06/2011

Essa é uma questão recente que caiu no TRE do Amapá. O professor Manoel Soares mandou pra gente com alguns comentários. Mas nada de lê-los antes de tentar fazer a questão, ok? Ah, e diz pra gente se você acertou ;)

Está correta a seguinte frase:

( A )  Ainda que os méritos pela execução do projeto não coubessem àquele engenheiro, foram-lhe logo atribuídos, mas ele, com humildade, não hesitou em recusá-los.
( B )  Parecia haver muitas razões para que seus estudos de metereologia não convencesse, mas  a mais excêntrica era inventar pretextos inverossímeis para seus erros.
( C )  Devem fazer mais de seis meses que ele não constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos são a favor de que lhe seja concedido as férias acumuladas.
( D )  Ele é especialista em vegetais euros-siberianos, motivo das suas análizes serem feitas em extensa faixa da Europa e dele viajar tão à vontade.
( E )  Ao que me disseram, tratam-se de questões totalmente irrelevante para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessorá-lo na divulgação delas.

COMENTÁRIO DAS QUESTÕES ERRADAS.

A LETRA “B” DEVERIA SER :  …SEUS ESTUDOS DE METEREOLOGIA NÃO CONVENCESSEM… O verbo de concordar com o sujeito.

A LETRA “C” DEVERIA SER: …DEVE FAZER MAIS DE SEIS MESES… O verbo “fazer” indicando tempo é impessoal, por isso o seu auxiliar deve ficar no singular.  O certo é ” CONSTRÓI…

A LETRA “D” DEVERIA SER: …EURO-SIBERIANOS…  ANÁLISES… Dois adjetivos só haverá flexão no segundo adjetivo. A palavra ” análises” é escrito com a letra “S”.

A LETRA “E” DEVERIA SER: …TRATA-SE DE QUESTÕES… Quando houver índice de indeterminação do sujeito, o verbo ficará obrigatoriamente no singular.

RESPOSTA CORRETA É A LETRA “A”

Comentar