Conhecendo a banca: IBFC

Por: admin | Comentários encerrados.
12/12/2016
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) é a atual arrematante do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O processo licitatório ainda não está finalizado, ainda está na fase de análise das informações enviadas pela banca ao pregoeiro.
Enquanto esse resultado não é divulgado, vamos conhecer um pouco mais sobre o IBFC? Que banca é essa?
O IBFC foi idealizado por um grupo de profissionais e executivos com o intuito de praticar a responsabilidade social, desenvolvendo projetos voltados à criança, adolescentes e jovens no segmento da educação, com o apoio de entidades privadas, setor público e ONG’s.
Como forma de se capitalizar os recursos necessários para sua atuação e o desenvolvimento dos projetos sociais, o IBFC presta diversos serviços, tais como a realização de processos seletivos, vestibulares e a organização de concursos públicos. Parte do dinheiro arrecadado com os concursos do IBFC é destinado a um projeto social para a formação e capacitação de jovens.
A instituição, que existe há oito anos, vem se destacando no cenário nacional, tendo realizado concursos como o do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, do Tribunal de Justiça do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral de Amazonas, Ministério Público de São Paulo, além de diversas prefeituras e governos estaduais. Em Minas Gerais, por exemplo, a organizadora é responsável por cerca de 90% dos concursos do Estado.
A banca realiza provas objetivas de múltiplas escolhas, sendo quatro alternativas com uma resposta correta. O IBFC busca seguir os programas propostos nos editais. As questões costumam ser situacionais, com o objetivo de relacionar a prova ao trabalho que será desenvolvido pelo profissional aprovado. As pegadinhas não são uma constante nas provas da banca.
Possui um perfil mais acadêmico. Por ter que adaptar-se aos pedidos de diversos órgãos e instituições, realizando concursos em diferentes áreas, contratam muitos professores com mestrado e doutorado para elaborar as questões. Isso ocasiona uma rotatividade, por isso a prova não tem um nível de complexidade muito elaborado, abordando muitas questões elementares.
Em disciplinas básicas como Matemática e Português, é muitas vezes comparada ao estilo da organizadora Cesgranrio.

Comentar