28/03/2016
Todo concurseiro corre contra o tempo! Tempo diário que tem para estudar, tempo necessário para dedicar-se a cada uma das matérias, tempo restante entre o lançamento do edital e o dia da prova…
Saber administrar esse tempo é fundamental, ainda mais quando o candidato divide as horas de estudo com o trabalho. No entanto, muitas pessoas se sentem perdidas, sem saber por onde começar, como separar as horas disponíveis e acabam sentindo-se cansadas e frustradas.
Esse tipo de sensação acaba prejudicando o rendimento dos estudos. Quando isso acontece, é hora de dar aquele “freio de arrumação” e reorganizar sua vida, de forma a lidar com as atividades diárias, as pressões e os estudos. Trouxemos algumas dicas que vão ajudá-los a administrar melhor o tempo e a otimizar sua preparação para concursos!
ROTINA É SEMPRE ALGO CHATO?
Tem muita gente que associa a palavra “rotina” a algo burocrático, chato, engessado. Porém, quando se gerencia o tempo, é possível conseguir distribuir melhor o tempo para cada uma das suas obrigações, como estudo, trabalho e afazeres domésticos, e ainda sobrar tempo para o lazer e a família.
ENTENDA A SUA ROTINA
Quais são as atividades que você realiza ao longo do dia? Quanto tempo elas duram? Tem alguma tarefa que posso dividir ou delegar para outra pessoa? Existe alguma dessas atividades que pode ser adiada para depois de sua aprovação? Pegue um papel e caneta e anote tudo! A partir daí, tente montar uma grade de horários, sendo bem realista com o tempo disponível para cada uma das atividades, sobretudo para os estudos.
MONTANDO O QUADRO DE ATIVIDADES
Na hora de determinar o tempo disponível para cada atividade, é interessante levar em conta alguns aspectos:
- o horário em cada uma das atividade é realizada;
- o período do dia que pode ser mais produtivo para cada atividade;
- se o tempo determinado é o ideal para realizar cada uma das atividades;
- a possibilidade de ajustes quando perceber que o quadro não corresponde à realidade;
- as atividades que demandam mais tempo e as que podem ser feitas em tempo menor.
Com essas definições, será mais fácil montar seu quadro de atividades e horários, definindo suas prioridades, levando em conta suas obrigações e o tempo disponível para estudo
DEDIQUE ALGUM TEMPO PARA LAZER
De nada adianta você estudar horas e horas a fio, passar madrugada jogados nos livros, focar apenas em estudar, se você não tiver um tempo para o seu lazer! Muitas vezes o concurseiro acha que é “perda de tempo” e sente-se culpado quando está com as famílias e amigos, mas esses momentos são essenciais para a sua saúde mental e física! Claro que não vale utilizar isso como desculpa para sempre deixar de estudar, por isso é importante você montar uma rotina em que haja espaços pré-determinados para o lazer, de preferência após o momento de estudos.
SONO E ATIVIDADE FÍSICA
São duas coisas que não podem ser suprimidas também quando você for montar seu horário de estudos! Dormir bem é fundamental para ajudar na fixação dos conteúdos. A mente cansada tem dificuldade de assimilação e aprendizado. O corpo também precisa de cuidado especial. Atividades físicas praticadas com regularidade ajudam a diminuir a ansiedade e a melhorar seu desempenho mental.
CUIDADOS COM O CELULAR E COMPUTADOR!
Sabe aqueles cinco minutos de espiada no Facebook que acabam se transformando em uma hora navegando sem você nem sentir? Pois é, o celular e o computador podem acabar tornando-se grande vilões, atrapalhando sua concentração e interrompendo seu horário de estudos. Determine horários para utilizá-los, de preferência depois que acabar de estudar. Se for preciso, coloque um alarme indicando o tempo máximo que vai passar no celular ou nas redes sociais.
APROVEITE O TEMPO ENTRE AS ATIVIDADES
Sabe aqueles minutos (ou às vezes até horas) que você passa aguardando no consultório médico ou no trajeto do transporte coletivo? Ao invés de ficar ocioso, aproveite para ler algum livro, resolver uma prova, assistir a uma videoaula!
* * *
Seguindo essas dicas, você vai conseguir otimizar o seu tempo, aproveitando cada minuto, sem deixar de lado suas obrigações e o seu tempo de descanso. Mas vale lembrar que a preparação para um concurso exige determinação, força de vontade e dedicação. É preciso estar disposto a fazer alguns sacrifícios e tentar seguir, ao máximo, a rotina que estabelecer para si mesmo. Você verá que os resultados serão incríveis!

Comentar